A Paz de Cristo Irmão!
Muito Interessante! Um dos pastores mais influentes do EUA, Pr. Rick Warren, entrevistando o Pr. David Young Cho, líder da maior congregação do mundo.
O TEXTO É LONGO MAS SUA LEITURA É GRATIFICANTE!

David Young Cho e Rick Warren: uma conversa entre dois pastores inovadores Traduzido por Billy Wesley L. Rios

David (Paul) Young Cho é o pastor da maior igreja Protestante do Mundo (Igreja do Evangelho Pleno de Yoido em Seul, na Coréia do Sul, com 750 mil membros). É uma igreja conhecida pelo seu ministério de oração e pelo seu uso de Células a fim de integrar novos membros e desenvolver líderes leigos. a igreja do Pr. Cho começou no ano de 1.958. Rick Warren é pastor da Igreja Comunitária do Vale de Saddleback em Lake Forest, California. Warren, através dos Ministérios com Propósitos, tem sido o mentor de mais de 100 mil congregações ao redor do mundo. Recentemente ambos se encontraram no Sul da Califórnia, EUA, para um breve café da manhã, e nós gravamos a conversa para vocês:

Warren: Como é que você faz para manter-se "rejuvenescido" no ministério?
Cho: Quando comecei a minha igreja em 1968, gastava cinco horas todos os dias orando - um tipo de batalha espiritual! Nos Estados Unidos você não vê muito de batalha espiritual, mas no Oriente, você pode ver os templos e você tem que realmente lutar se quiser estar em um local porque a oposição surgirá. Portanto, eu realmente dependia da oração. No lugar onde fui plantar a minha igreja já havia altares e os sacerdotes dos altares tentavam me intimidar. Eles tentaram incendiar a tenda onde a igreja se reunia. Então, para combater isso, eu gastava cinco horas todos os dias orando. Mas, atualmente, geralmente gasto três horas todos os dias orando, e se não mantenho esse programa de oração regularmente, não posso manter a comunhão com o Espírito Santo. Creio que os ministros não podem manter os seus ministérios sem a unção do Espírito Santo. Para mim, isso significa três horas de oração por dia para manter a minha intimidade com o Espírito Santo.
Warren: O que você gostaria de dizer aos pastores americanos?
Cho: Bem, pastores americanos têm prédios maravilhosos e também educação mais elevada, mas geralmente, pastores americanos não podem orar mais do que 15 minutos por dia. Então, este é o problema principal. Tenho dito sempre que vocês americanos têm tudo - finanças, edifícios, educação - mas o que falta em vocês é a determinação para orar. Falta oração, falta poder! Muitas pessoas ainda não sabem da real importância da oração - mas como um ministro, você deveria saber que a oração é a fundação para o crescimento da igreja e do avivamento. Pastores americanos deveriam ser determinados a orar. Como você sabe, nós temos um encontro de oração bem cedo na Coréia e muitos pastores americanos participam dele. Eles me perguntam: "Como é que você motiva as pessoas a virem tão cedo para orar?". E eu digo: primeiro, você tem que motivar-se a si mesmo!

Warren: E quanto ao processo de ajudar pessoas a crescerem em Cristo? Qual é o processo que a sua igreja usa para mover uma pessoa do estágio de incredulidade para a maturidade em Cristo?
Cho: Nós temos este tipo de organização: Quando as pessoas se convertem, nós pedimos a elas que freqüentem a Escola de Conversão. Elas aprendem por seis semanas e recebem todo o material. Então, elas são introduzidas ao sistema de células em sua área, e elas são treinadas através dos líderes de células.

Warren: Como você tem usado a tecnologia para cuidar das necessidades de todos em uma igreja tão grande - como dar atenção pessoal, quando você tem em sua igreja tantos milhares de pessoas?
Cho: Nós não poderíamos lidar com a educação sem computadores. Nós informatizamos tudo na igreja, em todos os aspectos! Nós também usamos a Internet. Agora mesmo estamos oferecendo uma igreja "on line" onde pessoas podem participar nos cultos através da Internet. Queremos levar as pessoas para a Internet. A Coréia é um país bem pequeno - não é como os Estados Unidos com muito espaço, de tal maneira que não podemos ampliar a igreja através de prédios. Além disso, todos os anos temos 20 mil novos convertidos em nossas igrejas, e nós não podemos colocá-los em nossos edifícios ou mesmo nas igrejas satélites que temos. Então agora temos uma igreja "on line" e muitos jovens participam dos cultos em suas próprias casas. Eles mandam suas ofertas pela Internet. Eles podem entregar suas ofertas "on line".

Warren: Quantos de suas igrejas-lares ou células usam a Internet e assistem aos seus cultos pela Internet?
Cho: A maior parte das igrejas-lares estão usando os cultos pela Internet agora.

Warren: É algo que é gravado anteriormente e eles apenas clicam lá para ver ou é um culto ao vivo?
Cho: Agora neste momento está acontecendo um culto ao vivo, incluindo Domingos e Quartas-feiras. Mas também, quando desejo dar instruções especiais ou ensinar aos líderes de células, então ensino através da Internet. Desta maneira, posso dar uma palavra especial ou uma instrução especial aos ministros e aos líderes de células em uma determinada área.

Warren: Parece que as células pela Internet têm um potencial muito grande, até mesmo maior do que as igrejas satélites. É isso mesmo?
Cho: É exatamente isto! Eu sempre digo ao nosso povo - este é o ministério da próxima geração! Sem a Internet nós cairemos muito aquém das paredes. Muitos na gerações mais jovens não virão à igreja por causa do trânsito ou pela falta de espaço na igreja. Mas agora temos uma transmissão via Internet com um programa fantástico para atraí-los e eles podem permanecer em casa. Eu digo aos jovens: Não venham à igreja. Fiquem em casa e recebam o ensino através da Internet. E eles também nos dão "feedback" acerca dos sermões e dos cultos.

Warren: Saddleback agora tem um culto pela Internet e nós também temos estado conectando os nossos grupos pequenos através do GroupNet de tal maneira que eles possam administrar as suas listas de tarefas do grupo na Internet e compartilhar pedidos de oração, etc...
Cho: Pensei que em um país grande como os Estados Unidos vocês não estariam interessados neste tipo de coisa. Mas nós estamos tão abarrotados que não temos outro jeito de manter o crescimento a não ser que usemos o "cyberspace" (espaço cibernético).

Warren: Bem, não importa o tanto de terra que você tenha, eventualmente você a encherá de pessoas. Nós temos 120 acres e nos primeiros 20 anos, o meu alvo era trazer as pessoas à nossa sede. Mas agora, nos próximos 20 anos, nosso alvo é descentralizar, é enviá-los para fora.
Cho: Tenho seguido o seu ministério bem de perto já por um longo período e sei de tudo o que você está fazendo e mais ainda, tenho estado muito impressionado com o fato que você tem edificado esta grande igreja sem o custo elevado de edifícios - isto é muito maravilhoso para nós!

Warren: Queremos provar para o mundo que você não tem que ter um edifício para fazer uma igreja crescer. Nós estávamos com uma freqüência de 10 mil antes que construíssemos o nosso primeiro prédio. Portanto, sabemos como fazer uma igreja crescer e como ministrar sem edifícios. Mas o que estamos tentando aprender agora é como fazer isso através da Internet nos lares.
Cho: É exatamente esse o caminho! A próxima geração é a Internet! Use a Internet - é muito melhor!

Warren: Mesmo que tivéssemos todos os edifícios que precisássemos, uma pergunta importante é se a próxima geração vai querer adorar em edifícios suntuosos!
Cho: Precisamos dos dois ministérios juntos - uma igreja jovem e forte e um culto pela Internet poderoso. Eu posso fazer contatos com você lá da Coréia através da Internet, alcançando você em qualquer lugar do mundo. Há muitos Coreanos-Americanos que estão participando através do ministério de nossa igreja através da Internet. Pela Internet podemos ter uma comunhão mundial e cultos de adoração mundiais!

Warren: Vocês já são a maior igreja no mundo com 750 mil membros. Então qual é a sua visão para o próximo estágio de sua igreja?
Cho: É exatamente o culto pela Internet! É besteira construir grandes prédios. É bobagem gastar mais dinheiro em prédios para igrejas satélites! Você nunca terá o suficiente. Eu realmente creio nisto e já tenho anunciado ao meu povo e aos ministros que o próximo passo é prosseguirmos com um ministério totalmente "on line" porque é realmente um desperdício de dinheiro construir prédios suntuosos.
Warren: Pense apenas no dinheiro que se economizaria e como você poderia usá-lo para missões!
Cho: Nós já temos agora 500 missionários ao redor do mundo. Uma coisa maravilhosa é que há dois anos atrás, fui convidado para ter um encontro em Dubai (Arábia Saudita). A polícia Islâmica veio e disse: "Se você colocar os seus pés fora da área da Embaixada Britânica, será preso." Mas tivemos cerca de 3.000 muçulmanos que vieram aos encontros todas as noites e muitas crianças sauditas. Eu disse: "Como é que vocês sabiam que eu estava tendo estes encontros? Eles disseram: "Através da Internet. Na Arábia Saudita não temos igreja, não podemos ter uma Bíblia, mas ainda podemos acessar a Internet. Nós estamos assistindo aos cultos de sua igreja pela Internet e você anunciou que estaria vindo a Dubai. Então tiramos férias e viemos vê-lo."

Warren: Que conselhos você daria a um pastor que está começando agora?
Cho: Primeiro - Eu o encorajaria a ter uma atitude bastante positiva no ministério porque ele vai encontrar muitos desencorajamentos. Segundo, ele deveria ter visões e sonhos, porque visões e sonhos são os vasos através dos quais Deus trabalha. Estas visões e sonhos, vêm da Palavra de Deus para você e portanto, é muito importante ter visões e sonhos. Terceiro, eu apenas diria a ele para realmente ouvir a voz do Espírito Santo. Isso é muito importante e muito encorajador. Pois para começar um ministério bem sucedido, a pessoa precisa de um espírito aventureiro. Deus sempre gosta de uma pessoa assim. Este é o tipo de pessoa que Deus usa.

Warren: Tenho lido os seus livros sobre visões e sonhos - diga aos pastores como é que você ouve a voz do Espírito Santo...
Cho: O Espírito Santo sempre fala através do estudo da Bíblia. Até mesmo nesta manhã, eu estava estudando a Bíblia e orando diante do Senhor. Você sabe que nós temos muito conhecimento intelectual, mas muito pouco de conhecimento de coração. Muitos pastores tentam falar ao seu povo usando o conhecimento intelectual ao invés do conhecimento de coração. Então, para receber o conhecimento de coração, precisamos orar, orar muito mesmo e então, estudar a Bíblia e esperar no Senhor. Muitas pessoas em oração estão falando com Deus em "mão única", mas elas devem esperar no Senhor até que Deus realmente "encharque" seus corações. Quando eu espero no Senhor, Ele vem como o orvalho sobre o meu coração. Finalmente, vejo a gota d'água nas folhas - O Espírito vem como o orvalho em meu coração e influencia a minha decisão. Assim, através disso, recebo a direção do Senhor. Portanto, esperar no Senhor é muito importante. Muitas pessoas pensam que é uma perda de tempo esperar no Senhor, mas não é se alguém espera no Senhor e o Espírito Santo do Senhor vem e fala mansamente.

Warren: Como é que você tem levantado tantos líderes em sua igreja?
Cho: O trabalho principal é motivar as pessoas. Através de minha experiência, tenho descoberto que apenas 10% da congregação total será motivada a trabalhar. Então eu peço aos meus líderes para buscar apenas uma pessoa disponível a quem o Espírito Santo já está começando a desenvolver como um líder de célula ou um supervisor de líderes de células. Assim sendo, estamos todos buscando por pessoas em todas as seções de nosso ministério - sempre observando - e eu peço aos meus líderes mais antigos para escolher tais pessoas.

Warren: O que é que você procura? O que você os manda procurar?
Cho: Naturalmente procuramos aquelas pessoas que estão disponíveis, que aprendem muito mais por si mesmas, que estão muito preocupadas com as almas perdidas e que têm um coração para o evangelismo. Essas pessoas são candidatos a líderes de células.
Warren: Das pessoas que vêm a Cristo em sua igreja - a maior parte delas vem para a igreja através do culto e então vão para as células?
Cho: A maior parte deles vêm através das células. Muitos e muitos ministros têm uma compreensão errada acerca do ministério com células. Eles acham que o ministério com células é um grupo de comunhão. Eu realmente treino pessoas para alcançar os seus vizinhos incrédulos. A maior parte dos incrédulos se sentem desconfortáveis em vir à igreja. Alguns deles até sentem medo de vir à igreja, especialmente a uma igreja muito grande. Então, quando são convidados pelos seus vizinhos, eles não sentem medo. Portanto, através do sistema de células, convidamos os nossos vizinhos.

Warren: Agora que você é capaz de levar a sua mensagem e outros ensinos às células através da Internet, parece que os líderes das células não têm que ser professores tão bons como antes?
Cho: Não, eu os faço bons professores porque se eles dependerem de minha mensagem pela Internet, nunca serão ministros amadurecidos. Você me perguntou há pouco acerca de qualquer grande erro que tenha cometido em minha vida. Por algum tempo, pensei que tivesse cometido um grande erro apoiando jornais cristãos de circulação diária. Nós temos um jornal com uma tiragem de mais de um milhão de exemplares. Mas temos 11 páginas do Evangelho de Jesus Cristo dentro do jornal e quase todos os jornalistas me criticam, dizendo que pago porque ponho o Evangelho em jornais seculares de circulação diária. Por mais de 10 anos, todos os meses, gastei 3 milhões de dólares para que o jornal sobrevivesse. E eu realmente pensei que tivesse cometido um erro terrível, porém mais tarde, descobri que este jornal estava influenciando nosso governo tremendamente. A maior parte dos pastores pregam do púlpito de suas igrejas e a sociedade não ouvirá, mas o jornal se tornou o nosso púlpito fora da igreja. Ele estava sendo lido pelos nossos deputados, pelos homens de negócio, e todos liam e ouviam. Agora estamos quase equilibrando as contas (financeiramente) e este era o meu sentimento de ter cometido um erro em minha vida. Isto é parte de minha missão local. Agora estamos realmente felizes porque através desse jornal podemos realmente proteger as igrejas em um mundo incrédulo.

Warren: Uma pergunta pessoal - durante os anos quando Deus pôs aquela fraqueza em sua vida - quando você estava tão fraco - talvez uns 10 anos atrás?
Cho: Eu fui ressuscitado de meu leito de morte por causa de tuberculose. Então em 1969, quando comecei meu ministério - até mesmo naquele tempo eu era bem fraco. Ainda estava tendo algumas febres da tuberculose, e estava continuando a ter problemas de coração. Quando meu coração me trazia problemas, eu perdia as minhas forças, ficava sempre pensando que estava morrendo. Muitas pessoas me perguntam porque eu sempre oro por cura. Ainda hoje oro por cura, pois para sobreviver naqueles dias, eu estava pregando sobre cura divina a fim de encorajar a mim mesmo. Eu não poderia continuar meu ministério. Eu encorajava a mim mesmo através da pregação e era assim que eu perseverava. Então, em 1964 caí doente e o médico me disse para deixar o ministério. Ele disse: "Com a sua condição de nervos e de coração, você nunca sobreviverá." Então, eu realmente orei ao Senhor e disse a Ele: "Senhor, esta é a minha chamada. Se eu deixar o meu ministério, então não preciso viver." Deus não me respondeu tão particularmente. Pouco a pouco, durante 10 anos, Deus me colocou numa vida espinhosa. Depois de 10 anos, Ele vagarosamente começou a tocar-me e a curar-me. Portanto, este foi uma grande provação em minha vida.
Warren: Mas naquele tempo, o que foi que o encorajou?
Cho: Em 1964, quando eu estava quase todo infectado, tinha a chance de um desses dois passos: Delegar meu ministério a líderes cristão leigos ou manter-me no ministério (fazendo tudo sozinho). Mas quando tentei delegar o meu ministério aos homens, eles davam toda a sorte de desculpas dizendo que eles estavam muito ocupados, ou que não estavam devidamente treinados, ou "você é quem recebe salário para fazer isso e não eu." Então eu tive que usar as mulheres. Na sociedade Coreana - por um longo período de tempo - mulheres não tinham qualquer poder ou voz na igreja, e eu comecei a usar as mulheres. Este era um enorme risco - mas eu não tinha outra escolha. Era um passo de fé e eu não tinha outra alternativa. Então as mulheres deram uma tremenda contribuição para o crescimento da igreja. Agora todas as igrejas na Coréia, até mesmo a igreja Católica, têm aceito mulheres. Quando eu vou à Europa e aos Estados Unidos encorajando pastores a usar as mulheres, sempre recebo muita oposição, especialmente na Europa.
Warren: Você acha que as igrejas americanas deveriam ser mais abertas à orações por milagres?
Cho: Sinto que a maior parte das igrejas americanas realmente não crê nos milagres de Deus. A igreja está se tornando muito institucionalizada. Mas eu digo a você que, através de uma nova unção, a igreja americana começará a crer no milagre da nação nas mãos de Deus. Acho que há grandes crentes devotos que podem ser usados hoje. Em segundo lugar, quero enfatizar a importância do uso das mulheres. Mulheres são pouco usadas na igreja. Nós as usamos no telefone - elas falam constantemente - elas gostam de falar no telefone. Ponha Jesus nos lábios delas para que elas falem dEle! Então, mulheres são um força tremenda na igreja por causa da cultura, mas na cultura Ocidental - e vocês estão com medo de usar as mulheres. Mas, uma vez que as mulheres receberam a liberdade de trabalhar como líderes (em minha igreja), houve uma explosão de líderes de células.

Warren: Você poderia orar, por favor, uma oração de bênção para os pastores que estão lendo esta entrevista?
Cho: Pai Celestial, te agradecemos por muitos pastores e líderes leigos, cristãos maravilhosos nos Estados Unidos. Este país é uma forte fundação do Cristianismo através do qual o mundo inteiro recebeu grandes bênçãos e benefícios. Nós agora te pedimos em oração, muitas e ricas bençãos sobre cada um e sobre todos os pastores e cristãos americanos para que possas mais uma vez usar os Estados Unidos para enviar missionários aos confins da terra a fim de transformar o mundo para Jesus Cristo. No nome de Jesus eu oro. Amém.
Fonte: Billy Wesley L. Rios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre o Círculo de Oração.

Fundo Musical em Pregações? Conheçam o perigo desse modismo.

Tragédia familiar: separação da cantora Lauriete