quarta-feira, 10 de setembro de 2008

CGADB versus CONAMAD: como será o centenário das Assembléias de Deus no Brasil?



(Fonte: amenidadesdacristandade.blogspot.com) Em 2011 a Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil vai comemorar o Centenário do início das ADs no Brasil fundada pelos missionários pioneiros suecos - Daniel Berg e Günar Vingren, em 1911. Estas comemorações estão sendo organizadas pela CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil), a primeira e maior convenção assembleiana em território brasileiro.
Dentro deste contexto, surge o seguinte debate: deve a CGADB convidar para estas comemorações a convenção dissidente, a CONAMAD (Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil, mais conhecida como Ministério de Madureira)? Antes de pensar melhor nesta questão, vamos entender como surgiram estas duas grandes convenções assembleianas.
A CGADB surgiu na década de 1930 como conseqüência do crescimento da denominação e da necessidade de organização e coesão entre as igrejas que professavam a mesma fé e doutrina. Daí surgiram também a editora CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus) e o jornal Mensageiro da Paz. Desta forma, a CGADB foi durante muito tempo o órgão máximo para todos os ministérios da Assembléias de Deus no Brasil, e as dissidências e igrejas independentes da convenção com o nome "Assembléia de Deus" eram praticamente inexpressivas. Porém, a hegemonia da CGADB durou até o final da década de 1980, quando um racha histórico ocorreu na denominação.
Até meados da década de 1980, o ministério de Madureira-RJ liderado pelo pastor (hoje bispo) Manoel Ferreira, era o mais expressivo e crescente dentro da convenção, juntamente com o também importante ministério do Belém-SP, liderado pelo pastor José Wellington de Bezerra. Conseqüentemente, a disputa pela presidência da denominação tornava-se muito acirrada entre estas e outras lideranças, e a questão política começava a se tornar um impedimento para uma caminhada única entre Madureira e o restante da convenção.
Em 1987, a partir de alguns desentendimentos, é convocada uma Assembléia Geral Extraodinária em Salvador-BA para a resolução e administração destes conflitos. A CGADB decide interferir na estrutura do ministério Madureira para acabar com os embates (pois segundo a CGADB, este ministério estava se afastando de "normas eclesiásticas") e solicita que este se dilua enquanto convenção (ou seja, deixe de ser uma uma espécie de "sub-convenção" dentro da Convenção Geral). Madureira e sua liderança não aceitam as imposições e por isso são suspensos da CGADB.
Mantendo assim sua postura, o ministério de Madureira não cede às exigências da CGADB e decide se organizar em uma nova entidade, a Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil (CONAMAD), que a partir daí funda sua própria publicadora, a "Editora Betel", e seu veículo de comunicação, o jornal O Semeador".
E assim ocorreu o afastamento entre as duas partes, e os contatos entre ambas, principalmente tratando-se de lideranças, praticamente não ocorreu nos anos posteriores à cisão. O único contato formal entre as duas convenções acontecia na EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus), que é até hoje reconhecida por ambas e cuja diretoria ainda é constituída por membros das duas.
Apesar disso, nos últimos tempos algumas pontes de diálogo têm sido estabelecidadas entre as duas partes e recentemente o Presidente da CGADB, José Wellington de Bezerra pôde pregar na sede estadual da CONAMAD no bairro do Brás em São Paulo.
Agora voltemos à questão do centenário das ADs. Esta comemoração é uma iniciativa da CGADB, que tem um calendário pronto para uma série eventos até 2011. A CGADB até agora não se pronunciou oficialmente se haverá um convite formal para a CONAMAD, que inquestionavelmente faz parte desta história, e de seu lado, a CONAMAD até agora também não se pronunciou se fará algum tipo de comemoração.
Bom, agora é esperar para ver se ambos os líderes das respectivas convenções vão dar o exemplo de humildade ao grande rebanho de assembleianos conforme Filipenses 2.3:
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo."

6 comentários:

Anônimo disse...

lamento profundamente a divisão ocasionada pelo ministério de madureira em relãção a CGADB.foi uma divisão ocasionada pela ambição pessoal de um líder que não se reelegeu á presidência da CGADB, ambição por poder, ambição por finanças, ambição politica de alguem que não liderou bem e não foi aprovado em sua administração, daí precisar dividir, trabalhar a mentes de lideres mais fracos, e fomentar a ambição de outros lideres da mesma naipe! O A NATA DA LIDERANÇA DO MINISTÉRIO DE MADUREIRA É TIRANICA , DESPOTA ,CORRUPTA E SUAS IGREJAS SÃO SEUS REINADOS, A EXEMPLO DO QUE DIGO, O ARROGANTE E SOBERBO ABNER QUE COM DESDEM MALTRATA AS PESSOAS ELE BEM COMO ALGUNS DE SEUS LIDERES QUE ENRIQUECERAM AS CUSTAS DA IGREJA E DELA FAZEM O SEU IM PÉRIO E A SUA GALINHA DOS OVOS DE OURO , COM OS CAIXAS DOIS EM SUA TESOURARIA, OS LIVROS PUBLICADOS NO NOME DESTES MAS, QUE ESTES NUNCA ESCREVERAM UMA LINHA DOS SEUS SUPOSTOS LIVROS , SENÃO OS VERDADEIROS ESCR ITORES DAS REVISTAS DE ESCOLA DOMINICAL E LIVROS: CALÉ RODRIGUES, E ROBERTO INÁCIO ESTE ULTIMO NÃO MAIS NA EDITORA BETEL.ESTES HOMENS NÃO MERECEM O RESPEITO SINCERO DO POVO ASSEMBLEIANO. SÃO RESPEITADOS PELO MEDO E IMPOSIÇÃO QUE FAZEM COM AQUELES QUE OS RODEIAM Á TODOS , NÃO MERECEM PARTICIPAR E NEM SEREM HONRADOS NO CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE dEUS , LAMENTO TAMBÉM A GUERRA QUE SE ESTÁ INSTAURANDO DENTRO DA cgadb PARA TENTAREM DERRUBAREM O pASTOR jOSÉ WELLINGTON, PARA MIM pASTOR SILAS MALAFAIA A QUEM TANTO ADMIRAVA ESTÁ SE TORNANDO UM PROBLEMA GRAVE, UM FALASTRÃO , SERÁ SE ELE E O PASTOR SAMUEL CAMARA NA VERDADE AO INVÉS DE MUDANÇAS NÃO ESTÃO NA VERRDADE AMBICIONANDO O TRONO DA CGADB E SEUS FARAÔNICOS SALARIOS PAGOS COM O DINHEIRO DOS CONVENCIONAIS? dEUS O SABE! É BRIGA DEMAIS E PASSO A VER ESTAS CONVENÇÕES COMO MEIO DE ENRIQUECIMENTO ILICITO PARA MUITOS HOMENS, COMO MEIO DE SE PROJETAREM , COMO MEIO DE ADQUIRIEM PODER E MANOBRAR POLITICAMENTE OS FILHOS DE dEUS PARA ACORDOS DE INTERESSES PESSOAIS!

NilmaBostonRio disse...

Eu sou pela unidade da CGADB & CONAMAD para se comemorarem este Centenário

Anônimo disse...

tem mais é que comemorar juntos

Heitor disse...

Sou crente em JESUS CRISTO e membro de uma Assembleia de Deus que é filiada a CGADB mas servi a JESUS CRISTO por muitos anos numa Assembleia de Deus filiada a CONAMAD. Saí de lá após um período de oração e análise e hoje, graças a DEUS, estou feliz com a decisão pois quem tá no tempo de DEUS nunca tá adiantado e nem atrasado. Meus pais até hoje congregam na AD/Madureira e lá tenho diversos irmãos-amigos que, apesar de terem ficado triste com minha decisão (e eu acredito que o sentimento é verdadeiro) me respeitaram e hoje eu e minha esposa somos convidados prá pregar lá. DEFEITOS ? ambas teem. LIDERANÇA IRRESPONSÁVEL, DESCOMPROMETIDA COM O EVANGELHO GENUÍNO DE JESUS CRISTO ? ENVOLVIMENTO FORTE COM LIDERANÇAS POLÍTICAS E PERMITINDO QUE HOMENS IMORAIS E CORRUPTOS SENTEM - SE NOS PÚLPITOS PRINCIPALMENTE EM ÉPOCAS DE ELEIÇÃO ? Em ambas Igrejas acontece isso ! O diferencial de defeitos que vejo na CONAMAD em relação a CGADB é que lá não há diálogo com a liderança nacional ! Lá a decisão é tomada pelos manda-chuvas e parece que os Pastores Presidentes - a sensação que tenho - é que só faltam "bater continência" prá o "Bispo, Doutor, Pastor, Reverendo, Apóstolo, Quarta pessoa da Trindade(ops)" Manoel Ferreira e seus filhos ! A sensação de muitos membros de lá até hoje é que não tem vez e nem voz e muitos Pastores Presidentes, com a desculpa de obediência aos líderes, são omissõs em relação aos pecados, desmandos e desvios doutrinários dos manda - chuvas (obedecer é bíblico mas desde que não descumpram preceitos bíblicos. A Bíblia Sagrada tá acima de tudo e de todos !)A CONAMAD teve uma derrota eclesiástica grande há cerca de 4 anos atrás no DF : O maior campo eclesiástico ligado a ela (Campo Nacional do Guará) se desligou dela e hoje são o Ministério do Guará, que tá crescendo muito por sinal. A CONAMAD entrou na Justiça do DF prá tentar tomar o campo eclesiástico mas perdeu. Recorreu e perdeu de novo ! Resumindo : A Convenção Oficial das AD's no Brasil é a CGADB mesmo, isso ninguém pode negar agora, muito mais importante do que ser duma AD pertencente a CGADB ou a CONAMAD é ser realmente salvo por JESUS CRISTO e aguardar a sua volta. A Paz do Senhor a todos.

Weide Cassimiro Jerônimo disse...

ME DÓI PERCEBER O DESPREZO QUE OS FILIADOS DE UMA CONVENÇÃO TEM PELOS SEUS PRÓPRIOS IRMÃO, JÁ AMBAS AS CONVENÇÕES TEM ORIGEM NA MISSÃO DE GUNNAR VINGREN E DANIEL BERG.

A BÍBLIA DIZ:
"COMO É BOM QUE OS IRMÃO VIVAM EM UNIÃO." SALMOS 133.1

TODOS ESSES SENTIMENTOS DE INVEJA E SOBERANIA SÃO ANTI-BÍBLICOS.

INFELIZMENTE VEJO O QUANTO O A CINAMAD É DESPREZADA.
COM BASE EM QUE VOCÊS AFIRMAM QUE ESSA É A VERDADEIRA HISTÓRIA?
PERGUNTEM PRA QUEM REALMENTE SABE. E SE AINDA ASSIM MENTIREM É SINAL DE QUE O ESPÍRITO ENGANADOR USA SEUS LÁBIOS.

NO CÉU NÃO HÁ LUGARES EXCLUSIVOS PARA ASSEMBLEIANOS, DE NENHUMA DENOMINAÇÃO.

PERCEBO O DESDEM DOS DE BELÉM TAMBÉM POR BATISTANOS E OUTROS. PARECEM NÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS PIONEIROS (QUE MANTINHAM COMUNMÃO COM VÁRIOS MINISTÉRIOS).

NOS CHAMAM DE DESVIADOS PORQUE DIZEM QUE SAÍMOS DELES. MENTIRA CONVENCIONAL!

SE ABRIMOS OS BRAÇOS PARA SOCORRER OS QUE ESTÃO "DOENTES" É PORQUE SEGUIMOS OS ENSINAMENTOS DE JESUS CRISTO.

EU SIRVO A DEUS. E POR CAUSA DESSA RICHA MUITOS VÃO FICAR NO ARREBATAMENTO.

DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE VÓS LHES ENSINE A LER A BÍBLIA.

ESAÚ E JACÓ. IRMÃOS. EDOM DESPREZOU ISSO E INTENTOU PARA O MAL DE ISRAEL. MAS DEUS ABATE O SOBERBO E EXALTA O HUMILDE.
NÃO FAÇAM DESSA FORMA.
NÃO GOSTAMOS DE INIMIZADE. LEMBRE-SE DO FIM DO EPISÓDIO INICIADO PELA CASA PUBLICADORA.

APRENDEMOS A AMAR.

SOMOS FALHOS? CLARO!
MAS VOCÊS SÃO PERFEITOS?
POR QUE INTENTAR PELO MAL DE UM IRMÃO?
PARA MORARMOS COM DEUS PRECISAMOS DE UM CORAÇÃO PURO. COMO OS DAS CRIANÇAS.

EM N0ME DE JESUS, PAREMOS COM AS DIVERGÊNCIAS!

FIQUEM NA PAZ DO SENHOR JESUS.

"QUEM NÃO AMA NÃO É NASCIDO DE DEUS, POIS DEUS É AMOR. AMEMOS UNS AOS OUTROS." 1 JOÃO 4.7,8

Gleison Elias Pereira disse...

Irmã Weide, a Paz do Senhor

Obrigado pelo comentário. Suas palavras são sábias!
Que Deus possa despertar o seu povo a viver plenamente a comunhão entre todos os irmãos.

Postar um comentário

Caro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!

 
Powered by Blogger