Antes de ser respondida a pergunta epígrafada nesta postagem, examinaremos outra possivel interrogação que nos possa surgi: Porque e para quem foi criado o inferno? Respondendo a esta segunda pergunta aprenderemos que, em um passado remotíssimo - antes da criação do homem, o submundo das trevas não existia, mas que este lugar fora criado por um sério motivo. E a completa resposta para essas perguntas, sem duvida encontraremos somente nas Sagradas Escrituras.
Por isso, a seguir veremos um texto bíblico, no livro do profeta Isaías, que nos revela profundamente o motivo real pelo qual tem sido criado o inferno. Vejamos: "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo." (IS 14:12-15). Diante dessa passagem e de todo o seu contexto, observamos que estes versículos referem-se não apenas ao rei de Babilônia, mas também de um modo emcoberto, diz respeito ao proprio Satánas.
Quando comparamos também os versiculos acima citados com alguns versículos de Ezequiel, no capítulo 28 (vinte e oito) e os versos 12 a 19 (doze a dezenove), onde há outra referência a Satánas (mesmo que de forma figurada), podemos concluir que antes da crianção de todos os seres vivente/terrestres, houve no céu uma grande rebelião contra o SENHOR DEUS. Essa rebelião foi promovida por um anjo querubim ungido, que teve ao seu lado nesse motim, a 1/3 (terça) parte da mílicia celestial (Ap 12.4). Sem dúvida, essa rebelião foi o primeiro pecado cometido contra Deus. Pois Satánas echeu-se de orgulho e iniquidade, a ponto de querer usupar o lugar pertecente somente a Deus (Is 14:13). Pois foi por essa rebeldia cometido por esse anjo, que o Senhor o expuçou-o do céu, "profanado, do monte de Deus”(Ez 28.16), juntamente com os demais anjos que se rebelou.
Expuços do céu, satánas e os demônios (anjos caídos), se levantam contra a coroa da criação - o homem. Estas hostes espirituais da maldade passaram a atacar e a governar o mundo (Jo 12.31; 14.30; 16.11; 2Co 4.4; 1Jo 5.19); passaram a incitar os ímpios (Ef 2.2); eles opõe a vontade de Deus (Gn 3.1-7; Dn 10.12,13; Mt 13.38,39) e constantemente atacam os crentes em todo o mundo. E é diante dessa posição de rebeldia que Satanás, também chamado Diabo, tomou contra Deus, que não lhe resta mais lugar no céu. Por isso ele e os seu anjos, foram levados para o inferno, ao lugar mais profundo do abismo (Is 14.15). Desses anjos caídos existem uns que estão presos em “cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo’ (2Pe 2.4), enquanto outros estão livres para agir com o Diabo na terra.
Chegando até aqui, mediante a análise dos versículos ora vistos, podemos concluir que o inferno foi criado para habitação e condenação do Diabo e seus anjos. Pois isso fica muito claro quando lemos o texto seguinte: "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" (MT 25:41). Analisando esse versículo ora citado, vemos que: 1 - “o fogo eterno” arde continualmente no inferno e nunca se apaga. Conforme o relato bíblico, este fogo é destinado para castigo eterno, daqueles que vivem na prática de pecados; 2 - que foi “preparado para o diabo e seus anjos”, pois o nosso amado e soberano Deus, não criou o inferno para o homem! Muito pelo contrario, mas se o homem vai para esse terrível lugar, é pela sua desobediência. Pois o Senho diz na Sua Palavra: “... que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; ..." (EZ 33:11).
A humanidade tem diante de si dois caminhos para pecorrer quanto em vida: o caminho estreito e apertado e o caminho largo e espaçoso (Mt 7.13,14). O caminho apertado conduz à vida e, é a via por onde chegamos a presença de Deus. Já em contra partida o caminho largo levam as pessoas para a perdição. Portanto depende simplesmente do livre arbítrio do homem em querer livrar-se do inferno, que foi preparado exclusivamente para “o diabo e seus anjos”.
Diante dos fatos, concluímos que o Deus criador, foi quem criou o inferno como recompensa pela rebeldia de Satánas e dos demais anjos caídos com ele. Por isso não há razões bíblicas e racional para dizer que foram Satánas e os demônios os criadores e preparadores do inferno. E dentre essas razões citarei duas principais: 1º - Satanas não poderia ter criado o inferno para sua habitação, porque o seu desejo sempre foi estar no céu e tomar o lugar do verdadeiro Deus, conforme relatado no livro do proveta Isaías (Is 114.13,14). Ainda no versiculo quinze do mesmo capítulo e livro, vemos que após sua rebeldia, ele foi levado para o inferno, o que demonstra sua expulsão do céu para um lugar de máxima inferioridade e rejeição, já existente e preparado na época de sua rebeldia contra Deus; 2º - Satanas não tem poder para criar coisa alguma, pois o mesmo é criatura - um anjo querubim. O máximo que ele pode fazer é imitar coisas falsamente, “porque é mentiroso, e pai da mentira." (JO 8:44).
Somente a Deus Glória.
Gleison Elias Pereira.