Conheça a biografia de mais um pioneiro das Assembléias de Deus no Brasil. Um homem que passou por muitas perseguições, mas nunca se privou de anunciar a fé pentecostal pelo nosso país.
MOISÉS SOARES DA FONSECA

O pastor Moisés Soares da Fonseca nasceu em 8 de agosto de 1909, em Rio Bonito, RJ. Seus pais pertenciam à Igreja Batista. Por algum tempo, ele se opôs à pregação da fé pentecostal, mas em 1928 fez profissão de fé na Assembléia de Deus.

Um dos seus maiores desejos, revelado desde a primeira infância, era ser pregador do Evangelho. Seu desejo foi cumprido. A aspiração converteu-se em realidade. Em 1928, saiu para o campo, tendo apenas 18 anos de idade. Trabalhou como evangelista, em meio a uma série de dificuldades, em Capivari, Correntezas, no município de Silva Jardim, RJ, onde Deus concedeu-lhe algumas centenas de convertidos.

No ano de 1930, passou a trabalhar com o pastor João Evangelista, em Pirineus. Em 1931, foi separado para o ministério pelo missionário Gunnar Vingren.

Sobre suas experiências ministeriais há muito o que contar. Em Rio Bonito foi perseguido, certa vez, por cerca de 200 pessoas armadas de revólver, faca etc. Em 1931, em Pirineus, foi perseguido por um chefe da Polícia. Passou duas noites na Polícia Central de Niterói. No ano seguinte, foi vítima de perseguição semelhante. Foi preso, desceu à Chefatura de Niterói. Passou uma noite na prisão. Noutra ocasião, oito pessoas armadas de foice o atacaram no caminho de casa. Entretanto, pregou o Evangelho a uma família, que se entregou a Jesus Cristo. O chefe da família, porém, não gostou e o atacou de foice. Ele orou ao Senhor, o homem baixou a foice e prometeu entregar-se também a Jesus.

Aos 22 anos de idade, casou-se com Georgina Maria da Conceição, que já dorme no Senhor. Sem casa, sem salário, sem cama, trabalhou muitos anos para o Senhor, pela fé. Entre outros lugares, serviu em Bananeiras, Maratuan, Casemiro de Abreu, Aldeia Velha, Imbaú, Vargem Grande e Cachoeira de Macacu.

Em 1946, assumiu a direção da Assembléia de Deus em Niterói, então capital do Rio de Janeiro.

Informações Extraídas:
História das Assembléias de Deus no Brasil, CPAD, 2ª edição, 1982.