Postagens

Mostrando postagens de Novembro 9, 2008

Chile adota feriado protestante e quer extinguir feriado católico

Imagem
(Fonte: Gnotícias) CHILE - Países latinos há muito tempo celebram uma variedade de feriados públicos de origem católica romana, desde o dia de Corpus Christi até o dia de São Pedro e de São Paulo. Mas este ano, o Chile estabeleceu um feriado regional sem precedentes, e declarou o dia 31 de outubro como feriado público em honra às “igrejas evangélicas e protestantes”. O novo feriado celebra a data de 1517, quando Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta de uma igreja em Wittenberg, Alemanha, iniciando assim a Reforma Protestante. Somente a Eslovênia e alguns estados da Alemanha estabeleceram essa data como feriado.
O que torna incomum a decisão de celebrar a Reforma é o fato de que o Chile é o único país da América Latina que ainda possui um Partido Democrático Cristão (católico). Apesar disso, o novo feriado foi aprovado com votação unânime no Congresso. Os políticos parecem reconhecer uma oportunidade. No último censo, em 2002, em um país que era reconhecidamente católico, 15% da p…

Vaticano e Brasil assinam acordo jurídico sobre Igreja Católica (Comentada)

Imagem
Cidade do Vaticano, 13 nov (EFE).- O Vaticano e o Brasil assinaram hoje um acordo que regulamentará alguns aspectos jurídicos da Igreja Católica no país sul-americano, durante a visita realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje ao papa Bento XVI.
Segundo uma nota do Vaticano, o acordo - formado por um preâmbulo e 20 artigos - regulamenta vários âmbitos, entre eles o status jurídico da Igreja Católica no Brasil, o reconhecimento dos títulos de estudo e do ensino religioso nas escolas públicas e as deliberações das sentenças eclesiásticas no âmbito matrimonial e do regime fiscal. Para o Vaticano, que não deu mais detalhes sobre este convênio, a assinatura do mesmo “consolida os tradicionais vínculos de amizade e de colaboração existentes entre as duas partes”. Segundo o núncio apostólico no Brasil, Lorenzo Baldisseri, afirmou à “Rádio Vaticana”, o acordo defende “a personalidade jurídica da Igreja para o pleno desenvolvimento de sua missão apostólica e pastoral”. Baldisseri ex…

Violência na India

De Renata Éboli Prezados irmãos, A violência contra os cristãos indianos já atingiu mais de cinco Estados, deixando até agora, um saldo de mais de 40 mortos e milhares de pessoas refugiadas. Em função dessa dramática situação, a Portas Abertas iniciou uma Ação Institucional em socorro aos nossos irmãos na Índia. A ação consiste em solicitar às autoridades indianas no Brasil atitudes que cessem essa onda de violência. Quanto mais e-mails conseguirmos enviar, maior será a chance de chamar a atenção dessas autoridades. O objetivo é simples: travar a caixa de entrada dos e-mails. Mesmo que o conteúdo seja o mesmo, envie quantas vezes quiser e puder. É extremamente simples ajudar. Sinceramente, é uma vergonha não fazê-lo! Os endereços para onde você deve enviar a carta modelo são: com@indiaconsulate.org.br
elson@indiaconsulatemg.org
ambassador@indianembassy.org.br
dcm@indianembassy.org.br
hoc@indianembassy.org.br
amb.brasilia@mea.gov.in
Copie os endereços e cole-os para simplificar sua ação.Não esqueç…

A polêmica do padre casado

(Fonte: UOL News) O Tribunal Eclesiástico alertou os católicos que submeteram-se aos sacramentos ministrados pelo padre Osiel Luiz dos Santos, de Goiânia (GO), de que casamentos e batismos realizados pelo religioso não têm validade. O anúncio foi feito neste fim de semana. Casado há vinte anos com a empresária Clédima Maria de Castro, com quem tem cinco filhas, o sacerdote, que tem 62 anos de idade – vinte e três anos a mais que a mulher –, manteve sua rotina de celebrações. Ele acredita que tenham sido cerca de 400 casamentos e outras centenas de batizados. Osiel se opõe frontalmente à imposição do celibato. “A mulher não prejudica o homem. Pelo contrário, o casamento nos deixa muito mais santos e fortes”, defende o polêmico religioso. Osiel vive com a família numa casa simples no Parque Amazônia, bairro de classe média baixa de Goiânia. Ele admite que cobra uma taxa pelos atos religiosos que celebra, mas não fala os valores e garante que a contribuição é opcional. Para a Igreja, tod…

Teologia da prosperidade

Imagem
BÊNÇÃO X OFERTA ...Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais... Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína... Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão, I Tm 4.5,9,11 (Ênfase minha).

Presos jovens satanistas

(Fonte: Cristianismo Hoje) A Polícia Militar de Andradina, no interior de São Paulo, está às voltas com um grupo de jovens que se intitulam satanistas. Oito deles já foram presos e três encontram-se detidos sob acusação de dano ao patrimônio público e violação de túmulos. Segundo a polícia, eles praticam rituais nos quais abrem sepulturas e retiram cadáveres. Há suspeitas de que os jovens, que integrariam o chamado Grupo do Anticristo, pratica necrofilia, auto-mutilação, pactos de sangue e sexo grupal. Os três integrantes que foram presos estavam com um crânio humano. A detenção dos jovens aconteceu na semana passada. Eles estavam no cemitério da cidade, sobre um túmulo, onde estava depositado o crânio desenterrado. Outras três sepulturas haviam sido violadas pelo grupo. Levados à delegacia, eles não quiseram prestar depoimento. “Esses meninos dizem que adoram o demônio e que vão ao cemitério praticar rituais satânicos”, diz o policial Sérgio Faustino Teixeira, da Ronda Escolar da cid…