Para conhecimento dos nobres leitores deste blog, posto aqui uma pesquisa feita por um alemão chamado Christian Schwarz, autor e pesquisador do Instituto para o Desenvolvimento Natural da Igreja. O mesmo tem feito pesquisas, por anos, ao redor do mundo, em mais de 1000 igrejas, em 32 países, nos 5 continentes, procurando descobrir as causas do crescimento das igrejas em todo o mundo. Após minucioso trabalho, ele chegou a oito marcas de qualidade das igrejas que crescem e que, se aplicadas à prática diária da igreja, se consolidarão certamente em sucesso. Segue então estas marcas:
1. Liderança capacitadora: O líder da igreja vê seu ministério, acima de tudo, em capacitar outros cristãos para o serviço.
2. Ministérios orientados pelos dons: Os cooperadores realizam os seus ministérios nas igrejas de acordo com seus dons ministeriais. Deste modo: a) os cooperadores têm mais prazer e alegria na realização do serviço para Deus; b) o serviço que realizam é mais eficaz; c) isto corresponde ao plano de Deus.
3. Espiritualidade contagiante: A vida espiritual dos membros da igreja é caracterizada pela consagração, por vida intensiva de oração e grande elã, vivência da fé com dedicação, paixão, fogo e com entusiasmo. Não importa qual o estilo de espiritualidade da igreja (pentecostal, carismático ou conservador).
4. Estruturas funcionais: Todas as estruturas e programas são concebidos visando à sua utilidade para edificação da igreja. O que não é útil é abolido ou modificado. O tradicionalismo, tão presente em nossas igrejas, tem influência negativa muito forte sobre o crescimento e também sobre a qualidade de uma igreja.
5. Culto inspirador: Não importa qual a forma de culto, eles são vivenciados como uma "experiência inspiradora".
6. Grupos familiares: Há um sistema de grupos pequenos: grupos familiares ou células, nos quais cada cristão pode encontrar apoio e abrigo para o seu crescimento espiritual. É neste contexto que os cristãos com seus dons, aprendem naturalmente a servir os outros participantes do grupo. Os grupos podem planejar a multiplicação, devido à produção constante de novos líderes.
7. Evangelização orientada para as necessidades: Na igreja o evangelho é pregado de uma forma que se relaciona com as perguntas e as necessidades das pessoas.
8. Relacionamentos marcados pelo amor fraternal: Igrejas que crescem têm um quociente de amor mais elevado que aquelas que não crescem. A quantidade de amor em uma igreja pode ser medida ao avaliarmos atitudes reais de pessoas para com pessoas, e o tempo gasto entre os irmãos fora das atividades da igreja. Ex. Quantas pessoas e quantas vezes você tem convidado alguém para uma refeição ou um cafezinho em sua casa?
Fontes: O Desenvolvimento Natural da Igreja e Aprendendo a Amar de Christian Schwarz.