sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Fundo Musical em Pregações? Conheçam o perigo desse modismo.

(Fonte: Blog do Gediel Mendes) Yanni é um músico, tecladista, compositor de renome internacional e adepto da Nova Era, devoto de uma entidade espírita guerreira e tem sua música executada por diversos pregadores que a usam como fundo musical na pregação da palavra de Deus em várias igrejas.

Gostaria de alertar a todos sobre músicas da Nova Era sendo usada como fundo musical nas pregações em nossas igrejas.Há algum tempo conheço as músicas do Yanni, especificamente o CD Tribute, e como músico sempre admirei a qualidade musical de seu trabalho.
Mas de algum tempo para cá notei que, nossos pregadores começaram a usá-las como fundo musical em suas pregações, causando assim um modismo desmedido em vários lugares.

Pesquisando a respeito das crenças de Yanni Chrysomallis, não tomei por surpresa quando descobri que ele e sua esposa Linda Evans estão envolvidos na meditação oriental. Eles são seguidores do famoso J.Z. Knight, quem canaliza um espírito que se identifica a si mesmo como um guerreiro de 3500 anos de idade chamado Ramta, do continente perdido Atlantis.

O CD ao qual me refiro é o "CD Tribute de Yanni". Nem precisa dizer que esse CD é um tributo a entidade espírita (um demônio) e a música que os pregadores gostam de executar nas pregações como fundo musical se chama "Adagio In C Minor", a número 02 do CD.

Assista o video da música no Youtube

(para visualizar o vídeo dê pausa na rádio acima)
As imagens do local onde foi gravado o video denotam um ambiente místico.A tal música é muito conhecida como o tema dos Gideões Missionários da Última Hora. Essa música é da Nova Era (seita anticristã que aguarda o 'Maytreia' ou anticristo).
Em outro post eu manifestei minha opinião sobre esse assunto e torno a repeti-lo aqui: esse negócio de fundo musical na hora de pregar a Palavra de Deus é uma manobra humana que os pregadores utilizam para se “colocar fogo na igreja” ou para sensibilizar o crente no momento da preleção, bem como produzir movimento no meio do povo de Deus. E, como vimos acima, muitos pregadores imaturos não sabem nem o que estão introduzindo em suas pregações, misturando o santo com o profano e fazendo do culto um sincretismo religioso. Vigiemos!

211 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 211 de 211   Recentes›   Mais recentes»
Gleison Elias Pereira disse...

Prezado Anderson,
Uma coisa não tem nada haver com a outra. Coco-cola e creme dental é uma coisa e fundo musical é outra coisa. Se você toma coca-cola ou usa certa marca de creme dental, o máximo que você pode fazer é prejudicar somente você mesmo. Agora usar fundo musical pode prejudicar terceiros - ou muitas outras pessoas.
Para você entender melhor minha linda de pensamento sobre esse assunto e o que é prejudicial realmente leia essa postagem aqui: http://gleisonelias.blogspot.com/2011/02/fundo-musical-e-pregacao-uma-mistura.html

genivaldo disse...

tambem nao concordo esse negocio de fundo musical.e quanto a Deus revelar aos gideoes como alguem disse irmao eu sempre acreditei nisso Deus deixou o livre arbitrio ao homem de fazer o certo ou errado e ha coisas que espera que façamos pois ele nos deu autoridade pra isso .quanto aos que usam essa musica sabendo que um impio a compoz;vai prestar contas a Deus e quanto a Deus santificar algo assim pra ele,digo Digo Deus deu talentos ao seu povo pra cantar .compor;pregar pra que usar coisas das trevas sendo nosso jesus a luz.a paz.

Ludaddye Miranda disse...

Com todo respeito. Acho que religião é tornar algo criado pelo homem ser de Deus ou não por alguma devoção que o Autor tenha.
Deus é o criador de todas as coisas.... Essa que entra como fundo musical, é apenas melodia, onde nas melodias não se encontram verbalização ou materialização do que seja Santo ou Demoníaco.
A musica, é a única forma universal de comunicação, onde muitas vezes não há necessidade de verbalizar para se passar a sua essência. Ex. As vezes ouvimos uma musica em uma língua que não entendemos, e ela mexe conosco sem antes conhecermos a sua tradução, e acabamos impressionados quando traduzimos, e vemos que ela passou a nos realmente o que se diz na tradução.
O mal da criatura (homem) é colocar Deus (criador) dentro de uma caixinha (conceitos nossos), e achar que trancamos ele lá dentro.
Ousadia maior, é o homem tentar compreender a Deus... "Jamais serão", expressão do momento, talvez usada por Deus (eterno) em relação a nos (temporal).
Breve e curta é nossa passagem por aqui... curta é tênue é nosso conhecimento sobre o criador.
Parem de lutar contra a igreja, nos detalhes que tem ocorrido que seja parte demoníaca.
Muitos estão lá fora, precisando de vossa atenção para que sejam alcançados.
Shalom Adonai.
Att. Ludaddye Miranda

Gleison Elias Pereira disse...

Ludaddye, boa tarde!
Seu comentário tem muito a acrescentar! Todavia sugiro a leitura de mais dois artigos meus sobre o assunto. Segue os links:
1) http://gleisonelias.blogspot.com.br/2011/02/fundo-musical-e-pregacao-uma-mistura.html
2)http://gleisonelias.blogspot.com.br/2010/03/nao-use-fundo-musical-em-pregacao-e.html

PASTOR MARCYO JUSCELYNO JUSCELYNO disse...

Gostei do cometario...so contra dos os fundos musicas tanto...na oracao como na pregacao da palavra de Deus...tambem so pastor...eu amor a verdade...que Deus lhe abencoe.

Danilo Conrado Macedo disse...

Usar louvores como fundo musical é errado?

Warlei Mizael disse...

A paz do SENHOR JESUS,Pb Gleison.
Quero lhe parabenizar por este comentário.
É de muita relevância para a nossa adoração a DEUS. encontrei o seu blog, justamente em uma pesquisa sobre o modismo presente em muitos atos do culto. Principalmente no ato mais importante que é a exposição da palavra de DEUS. onde eu congregou, isto se tornou uma regra. O fundo musical é algo presente em quase toda forma de exposição da palavra. O que tem me incomodado é que cria uma certa sensação de euforismo, por atingir as parte emotiva das pessoas. Já temos a triste realidade do modismo das técnicas de animação de platéia que tem sido usado pela maioria dos pregadores. Na minha opinião, isto é uma forma de tirar a atenção dos ouvintes para longe daquilo que realmente, o ESPIRITO SANTO quer transmitir. Este post me deu um norte, arca do que eu pretendia. As informações acerca da música de yanni e muito pertinente ao assunto. Estarei pesquisando mais a fundo a respeito.
Não desanime com as críticas. O profeta não é constituído para mudar, mas, para protestar contra o erro e indicar o caminho para a mudança. Tenha bom ânimo. Existem muitos joelhos que não se dobraram às práticas profanas. E eu sou mais um que estará intercedendo em prol desta causa. Por tua vida e tua família e para que DEUS levante mais servos e servas para alertar as ovelhas do rebanho do SENHOR.

Warlei Mizael disse...

A paz do SENHOR JESUS,Pb Gleison.
Quero lhe parabenizar por este comentário.
É de muita relevância para a nossa adoração a DEUS. encontrei o seu blog, justamente em uma pesquisa sobre o modismo presente em muitos atos do culto. Principalmente no ato mais importante que é a exposição da palavra de DEUS. onde eu congregou, isto se tornou uma regra. O fundo musical é algo presente em quase toda forma de exposição da palavra. O que tem me incomodado é que cria uma certa sensação de euforismo, por atingir as parte emotiva das pessoas. Já temos a triste realidade do modismo das técnicas de animação de platéia que tem sido usado pela maioria dos pregadores. Na minha opinião, isto é uma forma de tirar a atenção dos ouvintes para longe daquilo que realmente, o ESPIRITO SANTO quer transmitir. Este post me deu um norte, arca do que eu pretendia. As informações acerca da música de yanni e muito pertinente ao assunto. Estarei pesquisando mais a fundo a respeito.
Não desanime com as críticas. O profeta não é constituído para mudar, mas, para protestar contra o erro e indicar o caminho para a mudança. Tenha bom ânimo. Existem muitos joelhos que não se dobraram às práticas profanas. E eu sou mais um que estará intercedendo em prol desta causa. Por tua vida e tua família e para que DEUS levante mais servos e servas para alertar as ovelhas do rebanho do SENHOR.

Gleison Elias Pereira disse...

Warlei, a paz do Senhor! Obrigado pelo comentário. Recomendo também a leitura de mais duas postagens minhas sobre o assunto:
1) http://gleisonelias.blogspot.com.br/2011/02/fundo-musical-e-pregacao-uma-mistura.html
2)http://gleisonelias.blogspot.com.br/2010/03/nao-use-fundo-musical-em-pregacao-e.html

Irmão ]Católico disse...

A paz de Jesus!
Pastor Gleison, sou católico pentecostal e concordo com sua fala em um dos comentários, que transcrevo abaixo, e esse modismo para muitos é um recurso comprovadamente psicológico para provocar emoções e sentimentalismos (unção no ambiente) e não favorece a "pregação pura do evangelho libertador do Senhor Jesus", não em todos, mas em muitos ambientes católicos e evangélicos, vemos um apelos ao emocional, mensagens cheias de emoção que geram lágrimas, arrepios e agitação corporal, mas me pergunto se isso tudo não é apenas "emocionalismos" e "estados psicologicos alterados" pela junção de "fundo musical com técnicas de pregação/comunicação"... Enfim, há unção genuína em muitos lugares sem precisar de técnicas, fundos musicais e outros... Chega de imaturidade em nossas igrejas.

O senhor em seu comentário disse e concordo:

"Eu não queria te decepcionar, mas eu preciso te dizer que muito do que esses pregadores estão pregando por aí não chega nem perto do Evangelho de Cristo. Você não pode confundir Evangelho com mensagens carregadas de auto-ajuda, triunfalismo, teologia da prosperidade e emocionalismo. E, o pior é que muitos desses pregadores pregam com o motivo de se auto-promoverem ou mercandejar a Palavra de Deus.

FRANCISCO BERNARDO disse...

Infelizmente Muitos Acham Que Pra Deus operar Na Igreja Precisa De Fundo Musical Instrumental e Esquecem Que O Melhor Fundo Musical é a Nossa Voz Nossa Contrição e Respeito A Deus

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 211 de 211   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

Caro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!

 
Powered by Blogger