terça-feira, 17 de março de 2009

A Banalização do Missionário

Missionário na concepção cristã deveria ser alguém chamado por Deus, reconhecido e enviado pela igreja, com a função de pregar o Evangelho de Cristo em locais onde ainda há necessidade de difundir a Palavra de Deus, seja no âmbito nacional quanto internacional. O missionário deve ser alguém que gosta de ganhar almas para Cristo e de plantar igrejas onde não tem. Pelo menos, esse deve ser o nosso entendimento Bíblico, pelo qual se justifica a existência do missionário.
Contudo, existe nos nossos dias uma banalização quanto a função do missionário. Só basta aparecer alguém pregando um pouquinho e já é intitulado ou se autodenomina “Missionário”. Somente na minha região existem “missionários” tropeçando um em cima do outro. A maioria deles não quer nem saber de sair para o campo ganhar almas! O que eles gostam de verdade é agendar conferencias nas igrejas e receberem o que eles chamam de oferta missionária.
Irmãos! Missionário não tem tempo de ficar pulando de igreja em igreja pregando e se oferecendo para pregar. O missionário de verdade carrega sobre si o ônus da sua chamada. Ele vive preocupado em ganhar vidas para o Reino de Deus e não em se promover. Infelizmente, isso tem ficado tão comum, que quando aparece um missionário genuíno, o mesmo é recebido com muita cautela em algumas igrejas.
O termo missionário tem sido usado indiscriminadamente por muitos como um rótulo ministerial por acharem que precisam de títulos para fazer a obra de Deus. Que Deus tenha misericórdia de nós.
"E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara." (Lucas 10.2).
Pb. Gleison Elias Pereira

7 comentários:

Sílvio Santo da Costa disse...

A paz do Senhor Gleison!

Gostei de sua postagem. Você discorreu sobre uma verdade lastimável. De fato banalizaram o termo "missionário"; eu penso, que é por falta de conhecimento bíblico e missiológico do termo.
Ainda bem que Deus tem levantado pessoas como você, para alertarem o povo de Deus de tantos perigos que o cerca.

Debora Zibordi disse...

A paz do Senhor, Pb. Gleison.

Parabéns pela belíssima explicação do que se é um missionário, mesmo!

Títulos e títulos são arrumados, mas será que os "missionários" têm respondido ao chamado para tal cargo? Como você disse, existem missionários tropeçando uns nos outros! Rrsrsrsr! É verdade!

No céu não se entra por título e sim por arrependimento e santidade!!

Parabéns, querido irmão!
Que Deus te abençoe e tenha um excelente dia na graça do Senhor!

Alan disse...

A Paz de Cristo, irmão Gleison.

Parabéns pelo comentário feito com realidade e propriedade. Que Deus ache em nosso meio muitos outros missionários genuínos para trabalhar em sua seara.
Gostaria de convidá-lo a conhecer nosso blog e se desejar tornar-se nosso seguidor:
www.manejandobemapalavradaverdade.blogspot.com

mantemos o blog dos pescadores de almas do qual o irmão já é seguidor.

Deus abençoe!
Ev. Alan G. de Sá

Marcelo Oliveira disse...

Graça e paz!
Irmão Gleison!

Missionário que se preze tem uma missão - um chamado! É triste vermos como o irmão bem citou pessoas sem chamada missionária se auto-intitularem missionários, como também outros que se auto-intitulam como apóstolos. Que possamos não se afastar da simplicidade que há Cristo e se contentarmos em sermos servos, pois quem não vive para servir aqui, não irá servir também lá na glória!

Abraço!

Anônimo disse...

PAZ DO SENHOR!
MUITO BOM SUA PUBLICAÇÃO SOBRE OS MISIONÁRIOS CLANDESINOS, COM DIZ ELES SI AUTO INTITULAM MISS...
EU ACREDITO QUE DEVEM SER CREDENCIADOS JUNTO A SUA DENOMINAÇÃO OU OUTROS ORGÃO ECLISIASTICOS...

MISSIONARIA
ROSEMEIRE FLORES CAMARA
FILIADA A CONADI

Anônimo disse...

..A paz do senhor irmão...
Louvado e engrandecido seja o nome do senhor...concordo plenamente hoje pela misericordia sou missionária..mais tenho visto muito isto no campo pois hoje em dia só encontramos pessoas atras de cargos e querendo um derrubar aos outros...mais estão se esquecendo das almas realmente e nem querem pagar preço....mais eu creio que para os que estão na posiçção haverá o grande galardão vinda da parte do senhor....

Gleison Elias Pereira disse...

Graça e Paz,
Louvo a Deus pela vida de missionários fiéis e sinceros como você minha irmã.
Que o Senhor continue te abençoando e te usando para ganhar muitas almas para o Seu Reino.
Abraços.

Postar um comentário

Caro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!

 
Powered by Blogger