Existe uma frase de Martinho Lutero que diz o seguinte: “Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir”.

Esta mesma frase pode levar alguém a pensar que o reformador Martinho Lutero era um incrédulo quanto à atualidade e manifestações dos dons espirituais. Todavia, considerando a situação caótica do contexto social e religioso na qual ele viveu, o correto é afirmarmos que o mesmo estava reafirmando a autoridade e suficiência total das Escrituras em qualquer matéria que se relaciona com a vida de todo cristão.

Entendo ainda, que Martinho Lutero ressaltava, através da referida frase, que as Escrituras estão acima de qualquer experiência pessoal. E isso é uma grande verdade! Sou cristão pentecostal, creio na atualidade dos dons espirituais para edificação do Corpo de Cristo, mas entendo que somente as Sagradas Escrituras estão isenta de qualquer erro, portanto são infalíveis.

Muitos pentecostais nos dias de hoje precisam compreender que tudo aquilo que precisamos encontra-se na Bíblia. Pois "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, (II Timóteo 3.16)”. Negligenciar as Escrituras é descuidar-se da própria salvação! Sabendo disto o Senhor Jesus nos exortou dizendo: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam, (João 5.39)”.

Qualquer sonho, visão, revelação, ou outra manifestação espiritual deve passar pelo crivo da Palavra de Deus. E isso, simplesmente pelo fato de que se alguma palavra se contrapor aos ensinos da Palavra do Senhor, devem ser imediatamente rejeitados. "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo (I João 4.1)”.

Devemos voltar urgentemente para a Palavra! Devemos ainda, estudá-la, respeitá-la, amá-la e praticarmos o que nela está escrito. Pois...

Somente as Escrituras produz fé no homem: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10.17)”.

Somente as Escrituras ilumina o homem: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmos 119.105)”.

Somente as Escrituras santifica o homem: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade (João 17 : 17)”.

Somente as Escrituras penetra no mais íntimo do homem: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4. 12)”.