-->Em comemoração ao Centenário das Assembléias de Deus no Brasil, denominação a qual pertenço, volto depois de algum tempo, a postar biografias de pioneiros que marcaram o clássico movimento pentecostal de nossa igreja. É claro, que a história das Assembléias de Deus de nosso país não pertence exclusivamente a um grupo fechado de pessoas, pelo contrário, ela pertence a todos os seus membros e congregados espalhados em todo território nacional, que de certa forma, ainda continuam escrevendo a história dessa gigante denominação. Eu tenho certeza que das grandes capitais aos pequenos vilarejos existem muitos assembleianos que mereciam ter seus nomes lembrados aqui, são homens e mulheres simples, mas que sustentam uma fé inabalável em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Portanto, para relembrar o inicio de nossa história, posto a biografia do primeiro missionário assembleiano.
José Plácido da Costa


-->
Entre os primeiros crentes da Assembléia de Deus em Belém do Para, encontrava-se José Plácido da Costa, ele foi o O primeiro missionário assembleiano. Ele seria o nosso primeiro missionário em terras estrangeiras. Português de nascimento, regressaria à sua pátria , em 1913, para falar de Jesus à sua gente. A Obra Pentecostal tinha apenas dois anos de vida no Brasil. Ele seguiu para Portugal em 4 de abril de 1913, tornando o pioneiro do Movimento Pentecostal naquele país europeu. José Plácido da Costa era português de nascimento, mas morava no Brasil quando se converteu ao evangelho em Belém do Pará em 1909 na Igreja Batista local. Ele constou entre o grupo dos 18 batistas excluídos por acreditar na doutrina do batismo no Espírito Santo pregada pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg. José Plácido da Costa morreu em 1965, aos 95 anos de idade, em Portugal.

Informações Extraídas:
As Assembléias de Deus no Brasil, Sumário Histórico Ilustrado – Texto de Juanyr de Oliveira - CPAD, 1ª edição, 1997 e do site www.centenarioadbrasil.org.br