Em sua Epístola, destinada ao seu “filho espiritual” Tito (Tito 1.4), o apóstolo Paulo escreve ao seu companheiro de forma a lhe revelar a extensão e o alcance da redenção de Cristo, dizendo: “Porque a graça de Deus se há manifestado trazendo a salvação a todos os homens (Tito 2.11)”.

Assim, conforme o verso supracitado, o favor divino ou a “graça de Deus” está à disposição de todas as pessoas, independente de raça, cor, idade, estado ou condição social, por desejar que todos se salvem. "Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade, I Timóteo 2.3,4”. Todavia, é sabido que nem todos esses homens desejam (ou desejarão) serem alcançados por esta maravilhosa “graça”.

Apesar do alcance e da universalidade da graça salvadora de Deus a mesma só é doada àqueles que crerem e receberem o Senhor e Salvador Jesus e em suas vidas. “Mas a todos quantos o receberem deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, João 1.12”. E, é claro, que a fé e a vida de todo aquele que crer no Filho de Deus, deve estar acompanhado com um viver santo e piedoso, de forma a rejeitar todo o pecado.

Gleison Elias Pereira