Um cristão que vacila na sua fé em Deus experimenta conseqüências desagradáveis em sua caminhada espiritual, sendo necessário o arrependimento para a restauração da sua fé. Abraão experimentou momentos difíceis em sua vida, especialmente quando deixou o medo minar a sua fé nos cuidados e proteção de Deus para com ele.

A Bíblia relata que devido um grande fome em Canaã, Abraão e toda sua casa partiram para o Egito em busca de alimento. Chegando lá o patriarca teve medo que alguém pudesse matá-lo para ficar com sua bela esposa. Por isso em vez de confiar na proteção e nas promessas de Deus para sua vida, ele mesmo tramou um plano para proteger sua vida, na qual fingiu não ser esposo de Sara.

Essa falta de fé de Abraão, bem como seu plano individualista trouxe conseqüências desastrosas tanto para ele como para os moradores do Egito, pois Sara foi levada para o palácio do Faraó e Deus enviou enfermidades graves para Faraó e sua casa. Foi pela misericórdia a Abraão que Deus interveio desfazendo todo embaraço que o patriarca havia causado fazendo com que Sara lhe fosse restituída.

Assim, Abraão aprendeu e devemos de igual modo entender que o nosso socorro e livramento vêm somente do Senhor. "Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei, Salmos 91.2”. Se em algum momento a nossa fé vacilar, devemos nos arrepender e clamar a Deus misericórdia, pois somente assim podemos ter a fé restaurada.

Pb. Gleison Elias Pereira