sábado, 5 de dezembro de 2009

Do Pentecostes à Reforma: Líderes e Pensadores Cristãos


Em sua infinita misericórdia, Deus levantou no período que vai do pentecostes à reforma homens piedosos e dedicados ao serviço do corpo de Cristo na terra – a Igreja. Muitas delas foram pessoas que dedicaram integralmente seu tempo na Obra de Deus. E independente se eram clérigos ou leigos, foram capazes de influenciar gerações, deixando um legado espiritual para os nossos dias.

Muitos foram os homens e mulheres consagrados a Deus que se levantaram desde o pentecostes até o inicio da reforma protestante. Recentemente estudei a biografia de alguns e, sinceramente, dependeríamos de muito tempo e espaço se fossemos citar todos esses heróis da fé aqui. Mas, para cumprir o propósito desejado deste texto citaremos de forma bem resumida alguns deles.

Começaremos com Clemente de Roma ( ? - 97), que foi um humilde e dedicado pastor, que na sua época escreveu uma memorável carta à igreja de Corintíos, condenando o orgulho e exortando os irmãos dessa igreja a viverem em santidade e amor.

Inácio (67 – 110), também um grande líder, que enfrentou com coragem sua iminente morte como márti, e incentivou os crentes à unidade Cristã, contribuindo para organização e padronização hierárquica do ministério na igreja.

Outro grande líder que deixou uma grande parcela de contribuição para a igreja foi Policarpo (70 – 155), um discípulo do apóstolo João, que possuía uma profunda devoção pessoal a Cristo. Ele também escreveu uma carta à igreja de Filipos, onde fez mais de sessenta referências ao Novo Testamento, animando àqueles crentes a viverem fieis e praticarem boas obras.

Também Irineu (130 – 200), que além de bispo era polemista, ganhando vários habitantes de Lion (França) para Cristo, investiu em missões na Europa pagã, combateu heresias e escreveu cinco monumentais livros chamados Contra as heresias.

Eusébio (265 – 339), que foi o primeiro historiador da igreja e um grande escritor, contribuiu significativamente para as áreas de administração e teologia.

Teodoro de Mopsuéstia (350 – 428), literato e exegeta, contribuiu para a elaboração de um método de interpretação das Escrituras chamado “gramático-historico”.

E, Agostinho de Hipona (354 – 430), que se destaca pela enorme contribuição dada a teologia, bem como foi grande defensor da idéia de uma igreja universal, combatendo em sua época, energicamente, um movimento herético conhecido como Donatismo.

Muitos desses homens ora citados viveram momentos de turbulência e adversidades, foram martirizados por causa da fé em Cristo, mas independente das circunstancia que viviam, procuraram servir a igreja com dedicação, colocando todos os seus talentos a disposição da obra de Deus e deixando para a igreja de hoje um exemplo de devoção e amor.

Assim, em tempos de pós-modernidade, depravação moral, apostasia e sincretismo religioso, Deus ainda conta com homens e mulheres que querem se dispor a fazer Sua obra com total desprendimento das coisas mundanas. O Senhor Jesus tem levantando uma nova safra de líderes e pensadores cristãos fiéis que não barganharam sua fé na espúria teologia da prosperidade. Portanto, seja você também um instrumento de benção para a nossa sociedade e dedique-se incondicionalmente na Palavra, na oração e no serviço ao Reino de Deus.

Pb. Gleison Elias Pereira

3 comentários:

Anônimo disse...

REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO: Urge difundirmos na terra, que Jesus Cristo já vive entre nós agindo os Justos, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompôrmos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. Regozijemos-nos ante a presença do Deus Vivo, e façamos jus ao poder do saber que O Nosso Senhor traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Amor, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

Arnaldo Ribeiro disse...

Futuros Irmãos Espirituais em Cristo, sejam bem-vindos! (TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que acreditam na verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

(EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

Outro exemplo:

(JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

(JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

Arnaldo Ribeiro disse...

D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
(MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com o Criador do Reino dos céus na terra:
(MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
(RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO:
(HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO:
Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel:
(TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

Postar um comentário

Caro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!

 
Powered by Blogger