“Mais de 100 são hospitalizados após beber água benta em igreja católica (Gospel Notícias).  Mais de cem fiéis russos foram hospitalizados após beberem água benta durante a celebração religiosa ortodoxa da Epifania na localidade de Irkutsk, no leste do país.
Um total de 117 pessoas –entre elas 48 crianças– foram internadas com dores intestinais agudas após tomarem a água que era oferecida em uma igreja local, informou Vladimir Salovarov, porta-voz do Comitê de Investigações de Irkutsk.
Segundo ele, 204 pessoas receberam tratamento médico após consumirem a água benta.
No entanto, de acordo com o porta-voz, as causas estão sendo investigadas, e ainda é cedo para afirmar que a água foi de fato a causa da doença.
Muitos fiéis russos consideram sagrada a água obtida durante a Epifania — festividade que os ortodoxos celebram em 19 de janeiro.
Frequentemente, a água benta é engarrafada para ser consumida posteriormente.
Uma grande quantidade de água da torneira não é potável na Rússia.”

Normalmente se tem notícias de que a forma mais comum dos católicos (romanos e ortodoxos) utilizarem a água benta é por persignação ou aspersão e nunca por ingestão da mesma. De qualquer forma, se o objetivo deles foi saciar a sede, é bem provável que essa sede seja a espiritual, porque não faria sentido que tantas pessoas consumissem esse líquido durante uma celebração religiosa.

O problema, é que essa água não pode e nunca pôde saciar a sede espiritual de ninguém, visto que essa sensação consiste em uma consciente necessidade diária da presença de Deus. E, assim como a sede física precisa ser saciada, da mesma forma deve-se satisfazer esse desejo espiritual. Contudo, este apetite só é satisfeito quando se bebe da Água Viva – que é um entrega pessoal e incondicional de nossa vida a Deus. O salmista Davi expressou esse desejo de intensa comunhão com Deus quando exclamou: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma, Salmo 41.02”.

Em todo o universo só existe um Manancial apenas onde se pode encontrar Água Viva, porém é o suficiente para saciar a sede espiritual de todos os homens e por toda a eternidade. Esta fonte é o nosso meigo Senhor e Salvador Jesus que continua dizendo: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna (João 4.14)”.

“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará (Salmo 37.5)”.

Gleison Elias Pereira