Ontem postamos aqui um comentário deixado neste blog por uma leitora sobre o uso de fundo musical em pregações (Leia aqui). Hoje postaremos mais um, juntamente com minha resposta, tudo para que possamos conhecer e entender opiniões divergentes de outras pessoas sobre este importante assunto.

Porém, diferente de ontem, o comentário que segue abaixo focou a discussão no Congresso de Missões dos Gideões Missionários realizado em Camboriú-SC, visto que nesse congresso sempre teve pregadores adeptos dessa prática. Isso sem falar da canção "Adagio In C Minor" de Yanni Chrysomallis (Escute aqui) que há muito tempo é executada como fundo musical.

Todos os comentários e a postagem original podem ser lidos aqui.

COMENTÁRIO 2

Anônimo disse:

A paz do senhor amado! Fico feliz por sua tese, e por seus seguidores dizerem que o fundo musical é posto para animar o público, Pois será que o Gideões não tem homens de Deus suficiente para Deus revelar o que esteja errado? Louvo a Deus por tua vida, mas será que, segundo a palavra de Deus, se agente orar para algo ser santificado, o tal algo não vai ser santificado? Pára um pouco e olha o que vc tem dentro de casa e que precisa ser consagrado e que todo dia vc consome e se alimenta! O que vc faz antes? Não ora para santificar? Então é isso querido, devemos ter cuidado onde entramos. Te amo em cristo Jesus.  Abraços. AUG.

MINHA RESPOSTA

Gleison Elias Pereira disse...

Irmão AUG, a Paz do Senhor!

Eu entendo sua preocupação ao ler assuntos polêmicos como este, pois tenho certeza que você é um servo fiel e tem boa intenção nas coisas que faz. Todavia, o que você acaba de ler acima é uma realidade. Não adianta fazer vista grossa e acreditar que todo esse modismo é inspiração divina, porque estaríamos enganando a nós mesmos.

Claro, que eu não estou generalizando. Como você bem disse, nos congressos missionários realizados em Camboriú-SC, há homens e mulheres de Deus. Eu acredito nisso! Mas, o simples fato de eles estarem lá presentes não iria inibir a operação de coisas erradas ou antibíblicas. Se dentro de uma pequena comunidade cristã, com homens e mulheres servindo ao Senhor com toda fidelidade, acontece vez ou outra coisas difíceis de acreditar, quanto mais em um congresso enorme como este. Lembre-se que coisas erradas estão sempre diante de nós ao ponto de Deus anunciar um julgamento divino que iniciará primeiramente no meio evangélico, pois está escrito: "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? I Pedro 4.17".

Outra coisa, você perguntou também se nos gideões não haveria homens de Deus para que o Senhor revelasse o que existe de errado lá. Eu te respondo dizendo que a maior de todas as revelações Ele já deu na Sua Palavra, só precisamos ser obedientes. Agora se você está falando do dom da revelação (Palavra da Sabedoria ou do Conhecimento - 1 Coríntios 12.8) dada à igreja para edificação do povo de Deus, eu te digo também que este tipo de revelação, Deus dá quando quer e onde quer. Deus é soberano sobre todas as coisas e não está limitado a ninguém.

Além disso, mesmo que Deus ainda não tenha revelado nada a ninguém sobre aqueles modismos, isso não quer dizer que tudo que se prega ou se faz lá tem a aprovação do Senhor. Pois, se fosse assim, a Santa Palavra de Deus não teria registrado a seguinte verdade: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade, Mateus 7.22,23". Assim, meu nobre amigo, falar em línguas estranhas, profetizar, curar, operar maravilhas, pregar, saltar, sapatear ou pular no “reteté”, nada disso é sinônimo de salvação.

Não se esqueça também que muitas das vezes, por amor aos seus servos, o Senhor permite que o joio cresça com o trigo: "Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro, Mateus 13.29,30".

Desta forma, quero dizer que entendo sua preocupação e que é difícil para qualquer um aceitar críticas sobre movimentos ou pregadores que admiramos, mas saiba que todas essas pessoas são falíveis. A única coisa que não falha é a Palavra de Deus! Por isso te aconselho que seja um crente bereano (Leia Atos 17.11).

Eu também te amo em Cristo Jesus.

Obrigado por sua participação e volte sempre!

Gleison Elias Pereira