terça-feira, 13 de abril de 2010

A importância dos debates bíblicos e teológicos nos blogs


Recentemente, recebi criticas de internautas por ter usado este espaço algumas vezes para debates bíblicos e teológicos. Segundo essas pessoas, eu não deveria usar este blog para discutir temas que muitas vezes geram polêmica e controvérsias, mas deveria estar preocupado apenas com salvação de almas. Tais pessoas pensam que debates dessa natureza são uma perca de tempo, pois não traz nenhum proveito para o crente, o que é um grande engano.

Penso que os debates dão visibilidade a questões importantes vivenciadas no dia-a-dia da igreja. Discutir idéias fundamentadas na Santa Palavra é importante para o povo de Deus, pois proporciona crescimento e amadurecimento. O que muitos talvez não sabem é que os debates sempre fizeram parte da história da igreja, como os concílios, as convenções etc. E, muitos desses debates tiveram grande importância para o estabelecimento de doutrinas bíblicas essências para a fé cristã. Por exemplo, foi no concílio de Jerusalém, registrado em Atos 15, que Tiago e os apóstolos debateram questões importantíssimas que envolviam os crentes gentios. Foi no concílio de Nicéia que as heresias de Ário foram rejeitadas e consequentemente preservada o ensino da natureza humana e divina de Jesus Cristo. Agora me digam, isso não tem importância?

Quem ler minhas postagens pode confirmar que a maioria delas envolve questões doutrinárias, comportamentais e litúrgicas. Eu sempre procurei dar ênfase à sã doutrina, pois entendo que a bíblia é bastante clara sobre este assunto quando nos diz: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina, Tito 2.1” e, em relação ao comportamento também está escrito: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus, 1 Coríntios 10.32”. O apóstolo Paulo ainda recomenda: “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo..., Filipenses 1.27”. Desta forma, se for preciso usar este modesto espaço, mais uma vez, para debater e defender princípios bíblicos como estes, eu assim farei.

O que dizer do apóstolo Paulo, além de um grande evangelista, ele vivia em discussão. Será que Paulo perdeu tempo enquanto debatia e discutia constantemente com judaizantes e hereges que tentavam macular o Santo Evangelho. Leiam os senhores e vejam no livro de Atos as constantes disputas e discussões que o apóstolo Paulo teve que enfrentar: Atos 9.29; 15.2; 17.2, 17; 18.4,19.

Os blogs têm sido uma excelente ferramenta para propagação e ensino da Palavra de Deus. Deve-se aproveitar ao máximo estes instrumentos para abrir espaços para debates bíblicos e teológicos com vistas ao crescimento espiritual alicerçados nas doutrinas bíblicas. Se há realmente uma preocupação com salvação de almas, então deverá haver uma preocupação com a propagação da sã doutrina, pois aqueles que vierem a aceitar ao Senhor Jesus como salvador dependerão da sã doutrina para viverem uma vida cristã sadia. Paulo disse: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem, 1 Timóteo 4.16”.

Gleison Elias Pereira

7 comentários:

james disse...

.


Graça e paz vos sejam multiplicadas.



Irmão Gleison Elias Pereira,


Parabenizo o irmão pela persistência em debates acerca da Palavra de Deus, é salutar, e como bem afirmou, traz edificação ao corpo de Cristo, e muitos desvios doutrinários são expostos e combatidos.

Infelizmente, isto não é o pensamento da maioria, porém, ao colaborarem assim, insistem em calar a verdade! Parece-nos que a verdade incomoda!

Por isso, que não nos calamos, e nem podemos, pois, disse Jesus “nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto”, e é neste sentido que muitos são contrários aos debates bíblicos e teológicos nos blogs.

Deus o abençoe e aos seus ricamente.


Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.


Fraternalmente,


Irmão James.
Jesus, o maior Amor
Comunidade "Adoradores em Casas"
Comunidade "Blogueiros Cristãos"



...
..
.

Gleison Elias Pereira disse...

Irmão James, a Paz do Senhor Jesus.

Obrigado pelas palavras de incentivo. A minha oração é para que o Senhor continue capacitando todos os blogueiros verdadeiramente compromissados com o Evangelho.
Que Deus continuamente abençoe você e toda sua família.
Um grande abraço meu irmão!

FRANCIKLEY VITO disse...

Meu querido irmão, já a algum tempo também venho pensando sobre este assunto; e quero adiantar aqui que concordo com suas observações quanto ao tema. Parabéns!

FRANCIKLEY VITO disse...

Quero convidá-lo a conhecer o nosso espaço www.vosbi.blogspot.com que Deus o abençoe.

Gleison Elias Pereira disse...

Irmão Francikley, a Paz do Senhor

Meu nobre irmão, obrigado por sua visita.

Eu já conheço o Blog VOSBI, que por sinal é um excelente espaço, com conteúdo de informação e edificação espiritual. Inclusive, já faz alguns dias que sou um seguidor do seu blog.

Um abraço e volte sempre!

Gleison Elias Pereira.

Judo Familia Fontes disse...

Parabéns por esta postagem, pois concordo que todo debate sendo ele em blog ou em qualquer outro meio é importante.
Abraços
Ricardo Fontes
http://www.judofamiliafontes.com

Gleison Elias Pereira disse...

Ricardo Fontes,

Obrigado por seu comentário e palavras de incentivo. Eu acredito que os debates são construtivos e democrático.
Abraços.

Postar um comentário

Caro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!

 
Powered by Blogger