Recentemente, recebi criticas de internautas por ter usado este espaço algumas vezes para debates bíblicos e teológicos. Segundo essas pessoas, eu não deveria usar este blog para discutir temas que muitas vezes geram polêmica e controvérsias, mas deveria estar preocupado apenas com salvação de almas. Tais pessoas pensam que debates dessa natureza são uma perca de tempo, pois não traz nenhum proveito para o crente, o que é um grande engano.

Penso que os debates dão visibilidade a questões importantes vivenciadas no dia-a-dia da igreja. Discutir idéias fundamentadas na Santa Palavra é importante para o povo de Deus, pois proporciona crescimento e amadurecimento. O que muitos talvez não sabem é que os debates sempre fizeram parte da história da igreja, como os concílios, as convenções etc. E, muitos desses debates tiveram grande importância para o estabelecimento de doutrinas bíblicas essências para a fé cristã. Por exemplo, foi no concílio de Jerusalém, registrado em Atos 15, que Tiago e os apóstolos debateram questões importantíssimas que envolviam os crentes gentios. Foi no concílio de Nicéia que as heresias de Ário foram rejeitadas e consequentemente preservada o ensino da natureza humana e divina de Jesus Cristo. Agora me digam, isso não tem importância?

Quem ler minhas postagens pode confirmar que a maioria delas envolve questões doutrinárias, comportamentais e litúrgicas. Eu sempre procurei dar ênfase à sã doutrina, pois entendo que a bíblia é bastante clara sobre este assunto quando nos diz: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina, Tito 2.1” e, em relação ao comportamento também está escrito: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus, 1 Coríntios 10.32”. O apóstolo Paulo ainda recomenda: “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo..., Filipenses 1.27”. Desta forma, se for preciso usar este modesto espaço, mais uma vez, para debater e defender princípios bíblicos como estes, eu assim farei.

O que dizer do apóstolo Paulo, além de um grande evangelista, ele vivia em discussão. Será que Paulo perdeu tempo enquanto debatia e discutia constantemente com judaizantes e hereges que tentavam macular o Santo Evangelho. Leiam os senhores e vejam no livro de Atos as constantes disputas e discussões que o apóstolo Paulo teve que enfrentar: Atos 9.29; 15.2; 17.2, 17; 18.4,19.

Os blogs têm sido uma excelente ferramenta para propagação e ensino da Palavra de Deus. Deve-se aproveitar ao máximo estes instrumentos para abrir espaços para debates bíblicos e teológicos com vistas ao crescimento espiritual alicerçados nas doutrinas bíblicas. Se há realmente uma preocupação com salvação de almas, então deverá haver uma preocupação com a propagação da sã doutrina, pois aqueles que vierem a aceitar ao Senhor Jesus como salvador dependerão da sã doutrina para viverem uma vida cristã sadia. Paulo disse: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem, 1 Timóteo 4.16”.

Gleison Elias Pereira