Postagens

Mostrando postagens de Setembro 12, 2010

Uma resposta sobre divisão para os católicos

Imagem
De vez em quando nos deparamos com católicos acusando as igrejas evangélicas e protestantes de serem divididas entre si. Eu mesmo já cheguei a conversar com algumas dessas pessoas que chegaram ao absurdo de dizer que Martinho Lutero foi o principal pivô de toda essa divisão e pluralidade de denominações existentes no mundo.
Não quero aqui negar a existência de divisões, dissensões, disputas e tantas outras coisas ruins existentes no meio evangélico. São diversos os motivos que levaram a isso, a maioria deles é banal e injustificável. Talvez, a única justificativa plausível ocorresse quando certa divisão tivesse ocorrido dentro dos parâmetros de 1 Coríntios 11.19, quando Paulo disse: “Não há dúvida de que é preciso haver divisões entre vocês para que fique claro quem são os que estão certos (NTLH)”. Se você preferir outra versão, este mesmo versículo ficaria assim: “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós (ACF)”.
Acontece, que quand…

Série Documentos Históricos: As 95 Teses Contra o Comércio das Indulgências (Outubro/1517)

Imagem
Autor: Martinho Lutero

Tradução: Walter Andrade Campelo

Nota do Tradutor

Estas teses devem ser entendidas em seu contexto histórico, qual seja: Lutero era, naquele momento, um padre católico romano, devotado a esta igreja e ao Papa que a comandava. Ele era professor em um importante seminário de formação teológica da igreja romana, e tinha profunda formação agostiniana, o que lhe fazia dar (como pode ser visto em várias de suas teses) grande valor ao castigo físico, e aos sofrimentos em geral, como meios adequados e necessários ao crescimento Cristão e ao aprendizado da fé.
Pode-se também observar em todo o decorrer do texto, uma clara intenção de suscitar a possibilidade de reforma da igreja de Roma, antes de confrontá-la, e menos ainda de dividi-la.
A divulgação das "95 teses" não foi, como tem sido ensinado por alguns, um ato de heroísmo ou de desprendimento, mas foi apenas a publicação de um convite para uma "disputa acadêmica" entre mestres e alunos do seminário; h…