quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Lamentável: Blog Internautas Cristãos contra o Movimento Pentecostal


Lamentavelmente, o blog Internautas Cristãos, se propôs nesta semana a escrever, sem conhecimento de causa, uma série insana de artigos condenando e rotulando o Movimento Pentecostal de herético. Um verdadeiro desserviço para a Obra de Deus! Tentei por duas vezes, sem lograr êxito, argumentar através de comentários para o editor do referido blog que seu pensamento estava equivocado, pois o clássico movimento pentecostal é fiel às Escrituras Sagradas (não digo o mesmo do neopentecostalismo) e uma benção para a igreja. Outros também o aconselharam a não prosseguir com esses artigos, mas percebi que o mesmo não estava aberto a entender a verdade de que o Movimento Pentecostal é uma obra de Deus.

Por isso, para conhecimento dos meus nobres leitores sobre o que comentei na primeira e infeliz postagem dessa série, do blog Internautas Cristãos, transcrevo aqui em forma de parágrafos os referidos comentários que eu havia escrito originalmente ali, os quais foram adaptados para esta postagem e seguem nas próximas linhas.

Eu comentei o seguinte.

O movimento pentecostal possui mais de 100 anos de existência. É inegável os benefícios, tanto espiritual quanto social, que este movimento trouxe para a comunidade evangélica mundial. Com seu expressivo crescimento em todo o mundo foi inevitável o surgimento de inúmeros problemas. Todavia, problemas e exageros existem em todo segmento protestante-evangélico. Por isso, querer colocar todos os pentecostais em um saco só e rotulá-los de herege é no mínimo imaturo.

O pentecostalismo não consiste na institucionalização de uma nova igreja, nem é um movimento separado da igreja de Cristo. O movimento pentecostal é um movimento de Avivamento iniciado há mais de 100 anos atrás!

Assim como aprendemos com a história dos avivamentos experimentados pela igreja no passado, o movimento pentecostal iniciado nos Estados Unidos não foi um programa calculado e agendado pela igreja nem mesmo uma ação direta das comunidades evangélicas daquele país, mas foi obra soberana do Espírito de Deus sobre seu povo, em uma época antecedida por um declínio espiritual na igreja, bem como pelo crescimento de um “cristianismo” formal e frio, onde o ministério era profissão e praticamente não existia evangelização de impacto mundial. Sendo assim, o movimento pentecostal trouxe vitalidade à igreja.

Quanto ao antiintelectualismo de alguns pentecostais, tenho que concordar que essa atitude assombrou em muito o meio evangélico. A causa disso tem sido a ênfase exagerada no aspecto emocional do cristianismo por pregadores avivalistas desde o século 19. De qualquer forma, seria outro exagero dizer que o antiintelectualismo está impregnado em todo o movimento pentecostal, pois na verdade não está. A realidade é outra agora! Nas inúmeras igrejas pentecostais espalhadas pelo nosso país cresce no meio do povo a consciência da necessidade de se estudar mais e com qualidade. Somente as Assembleias de Deus possuem vários institutos, seminários e faculdades teológicas. A CPAD, a maior editora evangélica pentecostal da América Latina tem surpreendido a cada dia com excelentes obras e muito mais.

Eu não estou iludido, sei que há muito problemas, há muito para aprendermos e para resolvermos, mas isso se deve em boa parte ao crescimento explosivo do movimento.

8 comentários:

Jorge Nilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Nilson disse...

Muito bem-vindo este teu artigo. Sabemos que há erros em todos os seguimentos religiosos, mas rotular um seguimento como fez este site Internautas "cristãos" é fugir à verdade. Só o texto dele já é uma heresia, pois dizer que os pentencostais são heréticos, já é uma grande mentira. Parabéns companheiro.

Gleison Elias Pereira disse...

Prezado Jorge Nilson, a Paz do Senhor

Obrigado por seu comentário. Espero que o editor desse site reconsidere e volte atrás sobre as mentiras que ele escreveu do movimento pentecostal.
Um abraço meu amigo e volte sempre!

CONFERENCISTA RICARDO RIBEIRO disse...

Reverendo Gleison, isso só aumenta nossa paixão Pentecostal. Permita-me expor o argumento imbatível do Dr. Ron George, Presidente da Associação Internacional para os Muçulmanos:

SINAIS E PRODÍGIOS
"Provavelmente a área mais debatida nas missões é o surgimento de uma ênfase no Espirito Santo...tudo que posso fazer é relatar aquilo que tenho visto e ouvido. O fato é que cerca de 80% de todos os muçulmanos convertidos ao cristianismo se consagraram a Cristo em função de um sonho ou cura miraculosa. Na verdade o movimento pentecostal é a vertente que fez o maior progresso no Islã. Isso, creio eu, porque os pentecostais crêem, entendem e ensinam o povo a respeito do mundo sobrenatural em que vivemos. Deus está disposto a buscar seu povo onde ele estiver."
Obra: Ide e fazei discípulos entre os muçulmanos, pág. 43.

Don McCurry, Presidente do Ministério entre os Muçulmanos, para os quais deu mais de 20 anos de sua vida, afirma em sua valiosa obra "Esperança para os Muçulmanos":

"Williams, cujos olhos foram abertos para a realidade da atuação milagrosa de Deus no presente, entrou em muitos detalhes para destacar o poderoso impacto que visões seculares, anti-sobrenaturais e filosóficas tiveram, moldando a cosmovisão cristã e distorcendo-a nessa perspectiva do secularismo.
...Mais tarde, quando Kraft passou a fazer parte do despertamento entre evangélicos para as realidades espirituais de nosso mundo e descobriu que elas coincidem com a situação descrita nos dias de Jesus, ele escreveu:
' Constato que estou lendo a Bíblia (especialmente os evangelhos) com novos olhos - por saber que milagres e libertações e revelações da parte de Deus e dos anjos e demônios, e todas essas coisas sobre as quais eu costumava ler somente como históra inspirada, são para nós hoje! Descubro um novo desejo de orar, de falar com Deus e de ouvir a ele. [...] Há um novo poder e autoridade no ministério' (1987;133,134)." Pág. 183.

Acho que seja o suficiente. Qualquer coisa manda as ordens amado e continue nesta marcha triunfal, sob a égide do poder Pentecostal.

Paz

Ricardo Ribeiro.

Gleison Elias Pereira disse...

Caríssimo Ricardo Ribeiro,

Este é um excelente e poderoso argumento! Há um ditado que diz: "contra fatos não há argumentos". Obrigado meu amigo, pois seus comentários reforçaram o fato de que O Movimento Pentecostal é uma excelente Obra do Espírito Santo de Deus.

Como você bem disse: "isso só aumenta nossa paixão Pentecostal".

Um abraço!

Francisco Marques disse...

O pastores tradicionais não aceitam que haja no meio pentecostal a realização de curas e milagres. Mas, o próprio Jesus atraía multidões porque Ele realizava (ainda realiza) milagres. E, podemos observar nos evangelhos, que foi através dos milagres que o povo, diante do poder de Deus, aceitava a Jesus e era salvo. As curas e milagres antecediam a salvação. Ora, esses pastores anti-pentecostais, são inimigos da obra libertadora de Deus, em nome de Jesus, alegando, muitas vezes, que esses sinais não são operações de Deus.

Gleison Elias Pereira disse...

Obrigado pelo comentário Francisco Marques. Seja sempre bem-vindo!

haroldo gomes disse...

O movimento pentecostal é herético, antibiblico e prega mentiras, pois é seguido por pessoas que nao leem a biblia.

Postar um comentário

Caro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!

 
Powered by Blogger