Há um pouco mais de dois anos atrás republiquei neste blog um texto do seminarista Lindemberg Ferreira criticando conceitos espíritas e ocultistas encontrados no afamado comentário “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo” de R.N. Champlin. Tal publicação gerou muita polêmica e até hoje rende comentários acalorados por pessoas que defendem cegamente essa e outras obras do mesmo autor. Mas, houve outros leitores que depois de um susto acompanhado com certa decepção agradeceram por terem encontrado o referido texto antes que viessem a gastar dinheiro na aquisição desses livros. Essa primeira postagem foi publicada sob o título “R.N. Champlin - O Místico intérprete versículo por versículo da Bíblia” e pode ser lida aqui.

Mais uma vez, aproveito este espaço para trazer ao nobre leitor outras afirmações feitas pelo doutor R.N. Champlin no mesmo comentário “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo” que destoa da realidade no que se refere a interpretação bíblica. Desde já, quero deixar claro que não desejo incitar uma  “caçada” a Champlin ou suas obras. A intenção é  motivar os estudantes da Palavra de Deus a adotarem as mesmas precauções que havia nos irmãos de Beréia (At 17.11), pois é importante que todos tenham maturidade e preparo para não se deixarem levar por erros e heresias contidos nesses comentários, onde interpretações equivocadas estão sorrateiramente misturadas com acertos.

Procuro também relembrar aos leitores amigos aquilo que a maioria dos cristãos já conhecem: que somente a Bíblia Sagrada é 100% confiável,  infalível e inerrante.

A seguir, vocês verão uma série de falsas predições e afirmações feitas pelo doutor R. N. Champlin encontrados no primeiro volume do comentário “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo”. Todos esses infelizes comentários teológico e escatológicos de Champlin já haviam sido denunciados pelo pastor Isaltino Gomes Coelho Filho em seu site e no momento que escrevia esta postagem tive o cuidado de conferir todas as citações antes de publicá-las aqui. Por isso, antes que alguém lance impropérios sobre a minha pessoa, quero dizer que as citações abaixo são seguidas com a numeração das páginas para que qualquer pessoa que possua esse comentário em sua casa possa consultá-lo pessoalmente.

Para facilitar a compreensão de todos que estiverem lendo esta postagem, as citações abaixo onde R. N. Champlin faz suas afirmações estão todas em negrito.

Estas citações contendo as falsas revelações de Champlin foram tiradas do artigo “A Tradição Profética e Nossa Era” e encontra-se no volume 1 de “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo”  nas páginas 180 a 184, conforme se segue:

Primeira citação: Falando sobre a volta de Israel Champlin escreve:
“Nossos filhos, se não nós, veremos Israel nacionalmente convertido a Cristo. Dentro dos próximos 35 anos Israel tornar-se-á a poderosa nação cristã ‘missionária’, a mais fanática de todas, substituindo certas nações que agora arcam com a responsabilidade missionária” – (Página 181).

Segunda citação: Falando sobre o fortalecimento da Rússia Champlin escreve:
“Ezequiel 38 e 39 descrevem a posição da Rússia nos últimos dias (...) Tudo começará com a invasão russa nas terras dos combatentes árabes e judeus (pois esse conflito prosseguirá interminavelmente) e isso provocará o início da Terceira Guerra Mundial (...) Isso terá lugar em algum ponto perto do fim do século XX” -(Página 181).

Terceira citação: Falando sobre a vinda do anticristo Champlin escreve:
“Cremos que esse homem já vive, a confiar nas declarações de certos místicos contemporâneos, que se sabe possuírem poderes preditivos (...) É  perfeitamente possível, conforme já foi predito por alguns deles, que o anticristo tenha nascido a 5 de fevereiro de 1962. Notemos que esse ‘ano’ é igual a 666 numericamente considerado, pois se adicionarmos 1+9+6+2 = 18, ou seja, três vezes seis (...) No começo da década de 1990 esperamos vê-lo” – (Página 181).

Quarta citação: Falando sobre a terceira guerra mundial Champlin escreve:
“Grande terremoto atingirá Israel dando a seus inimigos árabes uma vantagem momentânea do que resultará a invasão das terras de Israel. Perdas imensas terão lugar, em ambos os lados, e isso continuará até cerca de 1988 (...) Por volta do ano 2000, as forças comunistas terão sido isoladas no Oriente Médio” – (Página 182).

Quinta citação: Falando sobre a conversão de Israel Champlin escreve:
“Em meio a esse pior de todos os holocaustos, subitamente se tornará visível no firmamento o sinal do Filho do homem, uma grande cruz luminosa. Jesus será visto corporalmente entre os soldados israelenses, que estarão lutando pela sobrevivência da própria nação, quando estiverem quase perdendo a esperança de que isso será possível. As notícias de que Jesus está conosco se propagarão como um incêndio por todo o Israel. Os homens serão convocados para a vitória. Israel proclamar-se-á uma nação cristã; e tendo sobrevivido tornar-se-á a mais poderosa nação cristã da época” – (Página 182).

Sexta citação: Falando sobre o cataclismo vindouro Champlin escreve:
“A geologia revela-nos que por muitas vezes, na história do globo terrestre, seus pólos magnéticos subitamente mudaram de posição, provocando imensos dilúvios destruidores (...) Alguns cientistas predizem que isto pode estar próximo. Isso pode ter algo a ver com a derrubada do anticristo e pode estar associado ao segundo advento de Cristo”– (Página 183).

A sétima citação é de outro volume sobre a passagem de Lucas 21.9, na página 202, onde Champlin diz o seguinte: “A Terceira e a Quarta Guerras Mundiais, que esperamos para antes de 2025 – a terceira virá antes do fim do nosso século XX – serão guerras atômicas”.


Referências bibliográficas:
CHAMPLIN, R. N., O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo, vol. 1, São Paulo: Hagnos.

FILHO, Isaltino Gomes Coelho. Reflexões sobre profecias humanas. Disponível em: <http://www.isaltino.com.br/doctos/art59.pdf >. Acesso em: 17/10/2011 às  09:15.