segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mais erros no comentário “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo” de R.N. Champlin


Há um pouco mais de dois anos atrás republiquei neste blog um texto do seminarista Lindemberg Ferreira criticando conceitos espíritas e ocultistas encontrados no afamado comentário “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo” de R.N. Champlin. Tal publicação gerou muita polêmica e até hoje rende comentários acalorados por pessoas que defendem cegamente essa e outras obras do mesmo autor. Mas, houve outros leitores que depois de um susto acompanhado com certa decepção agradeceram por terem encontrado o referido texto antes que viessem a gastar dinheiro na aquisição desses livros. Essa primeira postagem foi publicada sob o título “R.N. Champlin - O Místico intérprete versículo por versículo da Bíblia” e pode ser lida aqui.

Mais uma vez, aproveito este espaço para trazer ao nobre leitor outras afirmações feitas pelo doutor R.N. Champlin no mesmo comentário “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo” que destoa da realidade no que se refere a interpretação bíblica. Desde já, quero deixar claro que não desejo incitar uma  “caçada” a Champlin ou suas obras. A intenção é  motivar os estudantes da Palavra de Deus a adotarem as mesmas precauções que havia nos irmãos de Beréia (At 17.11), pois é importante que todos tenham maturidade e preparo para não se deixarem levar por erros e heresias contidos nesses comentários, onde interpretações equivocadas estão sorrateiramente misturadas com acertos.

Procuro também relembrar aos leitores amigos aquilo que a maioria dos cristãos já conhecem: que somente a Bíblia Sagrada é 100% confiável,  infalível e inerrante.

A seguir, vocês verão uma série de falsas predições e afirmações feitas pelo doutor R. N. Champlin encontrados no primeiro volume do comentário “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo”. Todos esses infelizes comentários teológico e escatológicos de Champlin já haviam sido denunciados pelo pastor Isaltino Gomes Coelho Filho em seu site e no momento que escrevia esta postagem tive o cuidado de conferir todas as citações antes de publicá-las aqui. Por isso, antes que alguém lance impropérios sobre a minha pessoa, quero dizer que as citações abaixo são seguidas com a numeração das páginas para que qualquer pessoa que possua esse comentário em sua casa possa consultá-lo pessoalmente.

Para facilitar a compreensão de todos que estiverem lendo esta postagem, as citações abaixo onde R. N. Champlin faz suas afirmações estão todas em negrito.

Estas citações contendo as falsas revelações de Champlin foram tiradas do artigo “A Tradição Profética e Nossa Era” e encontra-se no volume 1 de “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo”  nas páginas 180 a 184, conforme se segue:

Primeira citação: Falando sobre a volta de Israel Champlin escreve:
“Nossos filhos, se não nós, veremos Israel nacionalmente convertido a Cristo. Dentro dos próximos 35 anos Israel tornar-se-á a poderosa nação cristã ‘missionária’, a mais fanática de todas, substituindo certas nações que agora arcam com a responsabilidade missionária” – (Página 181).

Segunda citação: Falando sobre o fortalecimento da Rússia Champlin escreve:
“Ezequiel 38 e 39 descrevem a posição da Rússia nos últimos dias (...) Tudo começará com a invasão russa nas terras dos combatentes árabes e judeus (pois esse conflito prosseguirá interminavelmente) e isso provocará o início da Terceira Guerra Mundial (...) Isso terá lugar em algum ponto perto do fim do século XX” -(Página 181).

Terceira citação: Falando sobre a vinda do anticristo Champlin escreve:
“Cremos que esse homem já vive, a confiar nas declarações de certos místicos contemporâneos, que se sabe possuírem poderes preditivos (...) É  perfeitamente possível, conforme já foi predito por alguns deles, que o anticristo tenha nascido a 5 de fevereiro de 1962. Notemos que esse ‘ano’ é igual a 666 numericamente considerado, pois se adicionarmos 1+9+6+2 = 18, ou seja, três vezes seis (...) No começo da década de 1990 esperamos vê-lo” – (Página 181).

Quarta citação: Falando sobre a terceira guerra mundial Champlin escreve:
“Grande terremoto atingirá Israel dando a seus inimigos árabes uma vantagem momentânea do que resultará a invasão das terras de Israel. Perdas imensas terão lugar, em ambos os lados, e isso continuará até cerca de 1988 (...) Por volta do ano 2000, as forças comunistas terão sido isoladas no Oriente Médio” – (Página 182).

Quinta citação: Falando sobre a conversão de Israel Champlin escreve:
“Em meio a esse pior de todos os holocaustos, subitamente se tornará visível no firmamento o sinal do Filho do homem, uma grande cruz luminosa. Jesus será visto corporalmente entre os soldados israelenses, que estarão lutando pela sobrevivência da própria nação, quando estiverem quase perdendo a esperança de que isso será possível. As notícias de que Jesus está conosco se propagarão como um incêndio por todo o Israel. Os homens serão convocados para a vitória. Israel proclamar-se-á uma nação cristã; e tendo sobrevivido tornar-se-á a mais poderosa nação cristã da época” – (Página 182).

Sexta citação: Falando sobre o cataclismo vindouro Champlin escreve:
“A geologia revela-nos que por muitas vezes, na história do globo terrestre, seus pólos magnéticos subitamente mudaram de posição, provocando imensos dilúvios destruidores (...) Alguns cientistas predizem que isto pode estar próximo. Isso pode ter algo a ver com a derrubada do anticristo e pode estar associado ao segundo advento de Cristo”– (Página 183).

A sétima citação é de outro volume sobre a passagem de Lucas 21.9, na página 202, onde Champlin diz o seguinte: “A Terceira e a Quarta Guerras Mundiais, que esperamos para antes de 2025 – a terceira virá antes do fim do nosso século XX – serão guerras atômicas”.


Referências bibliográficas:
CHAMPLIN, R. N., O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo, vol. 1, São Paulo: Hagnos.

FILHO, Isaltino Gomes Coelho. Reflexões sobre profecias humanas. Disponível em: <http://www.isaltino.com.br/doctos/art59.pdf >. Acesso em: 17/10/2011 às  09:15.

40 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem isso eu ja havia notado. Porém não posso de forma alguma dizer ou ferir uma obra excelente, pois todos estamos sujeitos a erros e isso não é motivo para não comprar a obra, pois é de grande ajuda e muito interessante e inquestionavel que há nela sim verdades que podem sim ser muito bem aproveitavel, agora se você consegue ver isso é um problema com o qual você deve lidar, a gente como ser humano sempre vemos as coisas no seu pior quando deveriamos ver também o seu melhor. E por favor lembre-se que essa obra não é absoluta, por isso saiba tirar o de melhor nela e não só criticas que não te fazem crescer, acredito eu que se você teve a capacidade de criticar uma obra como esta você também deve ser capaz de criar uma como esta, não se ache bom o suficiente para dizer subjetivamente as pessoas para não adquirir uma obra como essa se você não tem competência pra ensinar a metade das coisas que nela estão escritas, mas antes de dizer subjetivamente o que você disse análise tudo, para não falar asneiras... saiba ser um bom leitor e estudantes, pois o que não te serve descarta e o que te ser e é verdadeiro toma pra si, porque não é toda a obra mentirosa e nem toda obra verdadeira e você mais do que nunca deve saber disso, mostre as pessoas mais do que você ja mostrou, se você conseguir dizer que tudo o que nela esta escrito é mentira então sim deixarei de adiquirir uma obra como esta do contrário, você não sabe o que é uma avaliação de uma obra...

Anônimo disse...

os erros são para testar nossos conhecimentos biblicos.Pois toda aprendizagem exige uma revelação de um correto conhecimento biblico.Continue como um bereiano.

Marcio Wilians disse...

Tenho as obras de Champlin, e assim como o colega acima escreveu, a obra é fantástica, mas devemos sim ter nosso senso crítico e saber que determinados assuntos escatológicos são, sem dúvida, complicados e cheios de interpretações... No entanto, não devemos descartar o grande volume de informações sobre cultura, história, filosofia etc que a obra tem e que foram escritos por longos 30 anos de pesquisas.
Por outro lado, não devemos nos fechar às críticas como se elas só existissem para depreciação. As críticas devem também servir como "aio" para contribuir com mais informações, ou ratificar o que afirmamos.
Seja como for, desejo agradecer ao blog e seus contribuintes pela discussão que só vem a acrescentar na nossa vida acadêmica.

Anônimo disse...

TENHO QUASE TODAS AS OBRAS DO Dr. RUSSEL N. CHAMPLIN, E DIGO QUE NUNCA O BRASIL E OS DE LÍNGUA PORTUGUESA, JAMAIS NA HISTÓRIA DA TEOLOGIA OBTEVE UM MATERIAL TÃO RICO, QUE TODOS OS TEÓLOGOS E CRÍTICOS, TEM E UTILIZAM PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS OBRAS COMO ESSE IRMÃO GLEISON TEM E USA PARA REALIZAR SUAS COBRAS. SERIA BOM QUE TODOS TIVESSEM.

Anônimo disse...

Cara não é por acaso melhor você cuidar da sua vida, Deus deu uma vida pra cada um pra cada um cuidar da sua, faça isso e será muito feliz. Talvez seja a hora de ser mais HUMILDE irmão, Não cai uma folha sequer de uma árvore sem que Deus queira. Tenha cuidado com seus julgamentos, não pense que você é mais entendido e mais santo que o seu próximo. "Pense bem, o pão quanto mais batido maior ele fica".
Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Mateus 7:1-5 pense melhor.....

Anônimo disse...

A BLIBÍA É UMA SÓ.

paulinho disse...

É interessante notar que as citações acima são todas de cunho escatológico, justamente uma parte dos estudos teológicos onde há muitas discordâncias, eu, pessoalmente, não concordo com predições futurísticas, conforme visto acima, mas não descarto o estudo da Bíblia com o mesmo material. Para mim, a obra do dr. champlin é singular.

Freitas dos Santos disse...

É surpreendente que existam tantas pessoas inconsequentes de raciocínio que voltadas para a sua síndrome estagnante da razão retrocessa do saber se fechem em torno de um próprio partido recalcado depreciativo de espirito alto-critico venenoso, para com a espiritualidade de muitos. Por isso me aproveitando do ensejo quanto a este fato lastimável venho à lançar mão de um pensamento socrático bem proveitoso por sinal, vejamos:
Uma coisa eu sei é que nada sei, e se digo que sei é porque deixo de saber o que sei por apenas saber, sendo o que sei tão somente a proposta do que não sei e ao descobrir que não sei chego a nítida compreensão do que eu já sei.
Portanto não existe e nunca existirá uma verdade absoluta mais, sim, uma centralidade única de real veracidade absoluta a qual é Cristo em que de acordo com este pensamento socrático, é bem diferente. Como já dizia Santo Agostinho:
“O primeiro passo na busca da verdade é a humildade. O terceiro, a humildade. E o ultimo a humildade. Naturalmente isso não significa que a humildade seja a única virtude necessária para o encontro e gozo da verdade; mas se as demais virtudes não estiverem precedidas, acompanhadas e seguidas da humildade, a soberba abrirá caminho e destruirá suas boas intenções” (SANTO AGOSTINHO).
Pena que nosso irmão Gleison Elias Pereira ainda não tenha, durante o transcorrer de sua vida cristã, se dado conta desta realidade para com a vida espiritual de todos nós. Pois existem aqueles que, de acordo com Santo Agostinho, em relação a busca da verdade se mantem na seguinte posição:
Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso sim é caridade." (S. Tomás de Aquino). Espero em Deus Gleison, para o seu próprio bem, que você não seja um destes.

Paulo Roberto Freitas dos Santos
Especialista em Magistério do Ensino Religioso Evangélico

Gleison Elias Pereira disse...

Meu caro especialista Paulo Roberto Freitas dos Santos, gostaria que você abrisse o seu comentário do "Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo” de R.N. Champlin e consultasse as citações que postei neste post. Se algumas destas citações não estiverem no referido comentário, eu terei a humildade de reconhecer meu erro e até corrigir este posto. Mas, se estas citações estiverem no comentário, saiba que a função desta postagem foi apenas informar as pessoas acerca dos erros contidos nesse livro.

Luciano Ribeiro da Silva Oliveira disse...

As interpretações de textos escatológicos da Bíblia são diversas na história da Igreja. O irmão Champlin adotou uma visão. Também acho que seria injusto e cruel desqualificar um trabalho tão rico como o do autor, apenas por sua visão escatológica. Indico a obra, direcionada aos estudantes da Bíblia, que certamente saberão discernir o que edifica e instrui na justiça. Há muitos conteúdos preciosos e indispensáveis aos teólogos cristãos que não podem ser ignorados nos comentários do irmão.

Anônimo disse...

Ao amigo que escreveu essa crítica à obra de Champlin eu estou com uma baita vontade de adquirir uma obra dessa completa pra mim,
Caso vc não goste da obra pode me doar a sua que eu aceito...pois com certeza ela será bem melhor aproveitada em minhas mãos.

Gleison Elias Pereira disse...

Meu prezado! Acredito que minha critica é válida, especialmente para aqueles que tem pouco discernimento e são levados por qualquer vento. É importante informar os erros ali encontrados para que as pessoas entendam que infalível e inerrante é somente a Palavra de Deus. Agora, nada te impede de adquirir esta obra, acredito que ela pode te ajudar em alguma coisa, tendo em vista que não estou condenando toda a obra, mas apenas trechos dela. E, caso você queira que eu te recomende um outro comentário versículo por versículo, o qual considero mais confiável é só me falar.

Anônimo disse...

Tenho duas fases na minha vida de inquirição teologica: antes e depois de Champlim...

Fabio Pietro disse...

Off

Fabio Pietro disse...

Prezados Teólogos e Estudantes das Ramificações da Teologia

Ter Essas obras e Muito, Porém e como Comer peixe, tem que arrancar os Espinhos

Temos que sermos Acrítico e Críticos, Bons Intérpretes,

SENSO CRITICO EQUILIBRADO

CONHECERMOS Fundamentos Ideológico, Histórico, Crítico, Hermenêutico, Exegético, Teológico, e Bibliologico interno.

A Bíblia e Intérprete de si mesma



Fabio Pietro disse...

Todas as maiores obras tem seus Altos e Baixos

Não empenas Teológicos mas Filosófico

A Filosofia Humana, de Interpretação Chamamos de Heresiologia e Eisegese, e Achologia Individualista RACIONAL,

Não quero

Fazer uma, Exaltação Diplomática de Títulos, e Uma Imaturidade, extrema Conhece pessoas que tem Básico em Teologia que Coloca, Especialistas e Doutores bo Bolso.

Fabio Pietro disse...

Temos que entender e se conscientizar que existe no Campo Escatológico, mais de 8 Linhas de Interpretação Escatológica,



Por isso existem Erros nestes Comentários Extraordinários

Fabio Pietro disse...

Temos que entender e se conscientizar que existe no Campo Escatológico, mais de 8 Linhas de Interpretação Escatológica,



Por isso existem Erros nestes Comentários Extraordinários

Fabio Pietro disse...

Todas as maiores obras tem seus Altos e Baixos

Não empenas Teológicos mas Filosófico

A Filosofia Humana, de Interpretação Chamamos de Heresiologia e Eisegese, e Achologia Individualista RACIONAL,

Não quero

Fazer uma, Exaltação Diplomática de Títulos, e Uma Imaturidade, extrema Conhece pessoas que tem Básico em Teologia que Coloca, Especialistas e Doutores bo Bolso.

Fabio Pietro disse...

Prezados Teólogos e Estudantes das Ramificações da Teologia

Ter Essas obras e Muito, Porém e como Comer peixe, tem que arrancar os Espinhos

Temos que sermos Acrítico e Críticos, Bons Intérpretes,

SENSO CRITICO EQUILIBRADO

CONHECERMOS Fundamentos Ideológico, Histórico, Crítico, Hermenêutico, Exegético, Teológico, e Bibliologico interno.

A Bíblia e Intérprete de si mesma



Fabio Pietro disse...

Off

Sou 15! disse...

QUAL UMA BOA COLECAO DE COMENTARIO IRMAO GLEISON

Sou 15! disse...

QUAL UMA BOA COLECAO DE COMENTARIO IRMAO GLEISON

gmgodoy3 disse...

Meu amigo, quando tomei conhecimento da coleção do NTIVV, morava em Campinas, São Paulo, e imediatamente comprei toda ela. Não saiu barato. Algum tempo mais tarde, tive um sonho de que havia alguma dificuldade com os livros. Fui abrir e pesquisar a enciclopédia, e qual não foi o meu espanto, quando vi em uma das páginas, um desenho sobre a evolução da alma na eternidade. Ou seja, depois de mortos, a nossa alma vai evoluir cada vez mais, chegando mais perto de Deus. Entendi que aí estava um cunho da doutrina espírita sobre a evolução da alma.
Repito, a enciclopédia tem pontos muito bons mas, o problema seria alguém mais neófito, ler uma palavra espúria dessa, saber que eu tinha aquela coleção, e aquilo servir de tropeço.
Descartei toda ela imediatamente.
Abcs,
Geraldo Oliveira

Gleison Elias Pereira disse...

Eu agradeço pelo comentário. Foi muito bom você compartilhar sua experiência aqui.

Anônimo disse...

O cristianismo protestante (luteranos, calvinistas/prebiterianos, metodistas e batistas), se caracteriza por doutrinas como: a justificação pela fé, a trindade, a necessidade do batismo, a imortalidade da alma, a volta de Cristo para a Terra (seja em forma de arrebatamento ou outra maneira), o inferno, etc. Nenhuma destas doutrinas é usada no Espiritismo.
O cristianismo evangélico pentecostal se classifica por crer nas doutrinas protestantes acima e adicionar outras mais como: a experiência de incorporação pelo Espírito Santo, fazendo a pessoa se movimentar, girar e falar palavras que são incompreensíveis para as pessoas comuns ("língua dos anjos") e, também, por definir que muitas doenças são causadas por espíritos demoníacos que estão incorporados na pessoas. Estes espíritos precisam ser exorcizados para que a pessoa possa se curar. A cura pelas mãos dos pentescotais, também, pode parapecer espirita para quem olha sem detalhes.
Mas, o espiritismo acredita que a cura pelas mãos, é feita através da energia interior de uma pessoa elevada (pessoa de baixo kharma) ou de um espirito encarnado/incirporado/próximo (de baixo kharma). Ele defende que todos podemos, através de várias reencarnações, ser como Jesus foi. O espiritismo não acedita que Jesus seja mais divino que qualquer outra pessoa. E acredita que todos podem se tornar como um Deus. Ele acredita que se adquire kharma de vidas anteriores e atraves da energia negativas ou positiva atraída pelos nossos atos. Além da reencarnação, ele acredita em vários mundos inferiores e superiores. Uma das linhas espírita, acredita que as pessoas podem encarnar em animais.
O espiritismo é bem diferente da doutrina de Russell e mesmo que fosse igual, a obra de Russell é um grande dicionário/comparativo de textos e, sempre que Russell cita a opinião dele, ele deixa isso bem claro no texto e nunca mistura a tradução/interpretação clássica, com o comentário do texto. LEIA NA PAG 83 do volume 1, o comentário que ele faz CRITICANDO O ESPIRITISMO e deixando claro que o livro possui, além de tradução, comentários dele.

Gleison Elias Pereira disse...

Meu prezado, essa obra contem muito mais textos espúrios do que você pensa. Tem muito mais do que apenas idéias espiritas. Reveja as citações do texto acima acerca de previsões e afirmações totalmente inverídicas e fantasiosas.

Ernesto Sarmento disse...

Uma coisa é a interpretação, a exegese do texto, ... outra, a opinião do autor. As citações acima são opinião e é como tal que devem ser lidas. Opiniões que o autor, certamente, se escrevesse hoje, corrigiria. Noutra obra do autor, sim, aparece uma afirmação verdadeiramente estonteante, quando faz referência a "Sai Baba". Mas, ainda se trata de opinião do autor, a meu ver muito atrevida e heterodoxa.

Bravo disse...

Bom dia, qual obra que os amigos indicam hoje?

Gleison Elias Pereira disse...

Graça e Paz meu irmão!
Obrigado meu querido pelo contato.
Segue abaixo alguns livros que recomendo. Existe muitos outros, mas para começar estes são ótimos:
1)Teologia Histórica de Alister McGrath;
2)Teologia Sistemática de Louis Berkhof;
3)O Desaparecimento de Deus de Albert Mohler (Apologética);
4)Ética cristã de Norman Geisler;
5)Introdução à filosofia: Uma perspectiva cristã de Norman Geisler;
6)O Cristão e a Cultura de Michael Horton;
7)Comentários da Série cultura bíblica da Editora Vida Nova (São vários).
Atenciosamente,

Bravo disse...

Muio grato, olhei a lista estou observando duas obras. Mas para ajudar, sou professor de História e Geografia. Bacharel teologico( curso livre). Como no ano de 2015 voltei afirmar o compromisso em Cristo. E afirmando o compromisso de contribuir com IDe . E busco algo mas real, e não leitura que só atua no emcional. Hoje tenho uma biblia arqueologica que esta bem interessante navegar por ela. Obrigado Paz em Cristo.

Gleison Elias Pereira disse...

Isso é ótimo meu irmão! Então acredito que você precisa comprar o Livro "E a Bíblia Tinha Razão… como a ciência comprova os acontecimentos descritos na Bíblia" de Werner Keller. Nesse livro o autor, ao pesquisar fatos históricos e achados arqueológicos, provou que os acontecimentos narrados na Bíblia realmente ocorreram.

Jai Santana disse...

pronto irmão, agora depois da valida critica aos comentarios do irmão Champlin, agora busca os belos e edificantes comentários do mesmo e poste aqui e a faça com a mesma intensidade que as criticou os textos acima publicado nessa publicação.

Jai Santana disse...

pronto irmão, agora depois da valida critica aos comentarios do irmão Champlin, agora busca os belos e edificantes comentários do mesmo e poste aqui e a faça com a mesma intensidade que as criticou os textos acima publicado nessa publicação.

Francisco Tourinho disse...

Ironicamente, A Rússia se fortaleceu, como previu Champlin. Quem está errado agora? O movimento antissemita é crscente no mundo, denunciado recentemente pelo primeiro ministro de Israel, no entanto, outra onda crescente de apoio a Israel tem surgido, Israel parece dividir o mundo atual.
http://istoe.com.br/para-televisao-russa-terceira-guerra-mundial-ja-comecou/

Sr. e Sra. Neuber disse...

Amados, uma coisa que aprendi na hora do almoço foi comer o peixe e jogar as espinhas. Que possamos fazer uma triagem, absorver o que é bom e lança fora o que não serve. Maturidade.

Sr. e Sra. Neuber disse...

Muito bem

paulo sergio disse...

claro que champlim é um tanto mistico, ainda assim prefiro um mistico do que um descrente. Claro que ele se empolgou em declarações escatológicas, mesmo assim é melhor do que viver sem crer na volta de Cristo. Prefiro um comentário que seja como no caso dele 90% ortodoxo, que é como disse vários comentários não bom, mas fabuloso (principalmente o Novo Testamento), do que um se seja 100% ortodoxo mas que não tenha quase nada a me acrescentar.

paulo sergio disse...

Eu indico comprar seu comentário biblico, principalmente o NT. As acusações que ele é espírita é falsa. Ele é batista, mas realmente um tanto mistico. O que acontece é que ele é extremamente imparcial e sem medo de expor suas opiniões. Podemos falar que cerca de 1% de seu material é heterodoxo (não convencional), como por exemplo comentando Efésios chega a citar uma forma leve de universalismo, comentando 2 Pedro insinua que até os que morreram não salvos serão de alguma maneira beneficiados. por Cristo. Temas como Preexistência, universalismo sempre foram debatidas entre os pais da igreja. Em algumas passagens usa termos referindo a Jesus como "altamente desenvolvido" "poderes telepáticos", acontece que nossa cultura evangélica possui grande aversão á esses termos, ligando-os sempre ao ocultismo. Mesmo assim, somente uma pessoa que já lê um um olhar crítico não consegue apreciar seu grande conhecimento. Tenho certeza que se ele não fosse assim tão franco em sua forma de pensar seria uma unânimidade.

Anônimo disse...

Quem beberia um copo de suco de laranja com uma gota de urina? Muita gente bebería, afinal, é apenas uma gota.

Postar um comentário

Caro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!

 
Powered by Blogger