Um pouco sobre o Círculo de Oração.


No dia 06 de março deste ano as Assembleias de Deus no Brasil comemorou os 90 anos de fundação do Círculo de Oração. Uma data que se aproxima ao tempo de fundação da própria Igreja Assembleia de Deus que comemorou 100 anos no ano passado.

O Círculo de Oração é uma bênção para as nossas igrejas. É quase impossível pensar em uma congregação da Assembleia de Deus instalada em qualquer parte de nosso país sem esse grupo de irmãs dedicadas a oração. É a coluna da igreja!

Certamente, para muitas pessoas é emocionante lembrar o Deus realizou por intermédio das orações dessas mulheres. Os testemunhos são incontáveis.

Igualmente emocionante também, é a própria história de fundação desse ministério conhecido como Círculo de Oração. A seguir vocês terão um breve relato contado no Blog do pastor José Wellington Junior e que traz informações sobre a criação desse grupo.
Hoje, 6 de março, o Círculo de Oração, uma das maiores marcas das Assembleias de Deus no Brasil, comemora 70 anos da fundação. Foi em 6 de março de 1942 que tudo começou, quando a irmã Albertina Bezerra Barreto, membro da Assembleia de Deus em Recife (PE), convidou algumas crentes para a ajudarem em oração na congregação do bairro da Casa Amarela, em favor de sua filha Zuleide (Ledinha), que se encontrava enferma.
A menina não andava, nem falava e os médicos diziam que ela iria viver apenas oito anos. Sete mulheres se prontificaram: Cecita Colaço, Malphara Bezerra, Maria do Carmo, Antonia Viegas, Ana de Souza, Otávia Pessoa e Maria
José. Durante a campanha de oração, houve uma profecia sobre a enfermidade de Zuleide: “Essa enfermidade não é para a morte, mas para glória do meu nome. Fui eu quem gerou essa criança para que, por meio dela, fosse aberto esse trabalho”.
Zuleide cresceu, andou e viveu 49 anos. O nome “Círculo de Oração”, segundo a fundadora Albertina Bezerra Barreto, foi inspirado num folheto que havia lido cujo texto explicava que a oração era como um círculo nos céus: “Quando estávamos orando, lembrei-me da mensagem e disse: – Vamos circular os céus
com as nossas orações”. [1]
Parabéns para todas as nossas irmãs do círculo de oração!

Fonte:

Comentários

  1. Meus amigos irmãos, passei pela net visitando vários blogs, e passei pelo seu lindo e excelente blog, não li muito mas o suficiente para ver que pelas suas palavras aqui expressas, é um ser que ama o mesmo Deus, e que deseja servi-lo e honra-lo, e isso para mim é mais que motivo de alegria. Quero deixar-lhe um convite: Mas faça-o só se desejar, se não estiver interessado pode deletar meu comentário que não fico chateado. Se deseja fazer parte do blog. O Peregrino e servo. Decerto que irei seguir também seu blog, não sou das pessoas que dizem que vão seguir e depois não seguem. Também peço desculpa se por acaso deixar mais do que um comentário. Obrigado pela atenção.
    Antonio Batalha.

    ResponderExcluir
  2. Antônio Batalha, a Paz do Senhor Jesus,
    Obrigado por suas palavras de consideração e apreço. Espero a cada dia contribuir com este blog para a edificação dos irmãos. Foi um prazer receber seu comentário. E, será um prazer ainda maior ser seguidor do seu blog, tendo em vista que o mesmo é um instrumento de bênçãos para a vida de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Gleison Pereira, gostei muito da sua Apologética e Dissertação em relação ao conteúdo da explanação do seu Blog.
    Que o Senhor nosso Deus continue cumprindo as Suas promessas na sua vida!Por favor quando você estiver orando, ore pelo meu
    ministério, por mim e pela minha família! Deixe o seu nome, que eu também estarei orando
    por você e pelos seus.
    Graça & Paz.

    www.drcarlosandrade.com

    ResponderExcluir
  4. Reciban muchisimas bendiciones desde mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
    Desde El Salvador Centroamerica

    ResponderExcluir
  5. pastor gostaria de saber se pode ficar levando pessoas que não são do circulo de oração, pra ir na frente da igreja pra louvar sempre?

    ResponderExcluir
  6. Vânia, Paz do Senhor.
    Vamos ver se entendi sua pergunta.
    Primeiro, é importante você entender que existe o círculo de oração formado por uma diretoria, com liderança, secretaria, tesoureira, componentes etc, com a função de orar, visitar e celebrar cultos. Neste caso, é importante que participe somente pessoas da membresia que fazem parte do círculo de oração.
    Segundo, existe também o conjunto do círculo de oração que, no meu entender, é como um coral na igreja. Sendo assim, não há problema que outras pessoas particípe para cantar, seja membro ou congregado.

    ResponderExcluir
  7. Pastor sou dirigente de circulo de oração. E tanto levante que infelizmente acabamos nos deixando abater p tudo isso .tenho orado p que o Senhor me sustente.mas estar sendo luta.o que faço?

    ResponderExcluir
  8. Pastor sou dirigente de circulo de oração. E tanto levante que infelizmente acabamos nos deixando abater p tudo isso .tenho orado p que o Senhor me sustente.mas estar sendo luta.o que faço?

    ResponderExcluir
  9. Prezada irmã Rosa, a Paz do Senhor Jesus!
    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo trabalho desempenhado na obra do Senhor! Saiba que ser uma Dirigente do Círculo de Oração é um privilegio para poucas pessoas. Deus te confiou essa tarefa! Não foi o homem quem te chamou, mas foi Deus que te escolheu dentre tantas outras para que você exercesse essa linda função com humildade e fidelidade ao Senhor.
    Outra coisa, assim como você outras mulheres e dirigentes pelo Brasil a fora também está sofrendo perseguições e levantes por causa da obra de Deus. Você não é a única minha irmã. Suporte tudo por amor a Cristo e você verá o trabalhar de Deus na sua vida. A Bíblia ensina claramente que Deus ama aqueles que são Seus filhos, e que todas as coisas "cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28). Como em todas as coisas, o propósito final de Deus para nós é crescer mais e mais à imagem de Seu Filho (Romanos 8:29). Este é o objetivo do cristão, e tudo na vida, incluindo as provações e tribulações, foi concebido para nos permitir alcançar esse objetivo. Ser separado para os propósitos de Deus e equipado para viver para a Sua glória faz parte do processo de santificação. A maneira em que tribulações alcançam este objetivo é explicado em 1 Pedro 1:6-7: "Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, ara que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo". A verdadeira fé do crente será confirmada pelas provações que sofremos para que possamos descansar na certeza de que essa fé é real e vai durar para sempre.

    ResponderExcluir
  10. muito bom, mas me tire uma duvida que fiquei, afinal quantos anos tem o circulo de oracão, pois as datas a cima sitadas me confudiram, vou fazer um trabalho sobre circulo de oração e nao posso ter duvidas.

    ResponderExcluir
  11. O Círculo de Oração foi instituído em Foi em 6 de março de 1942. Todo dia 06 de março é aniversário de fundação do círculo de oração nas Assembleias de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Em 06 de março de 2016 o círculo de oração fará 74 anos. Os "90 anos" no inicio do texto foi erro de digitação.

    ResponderExcluir
  13. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
  14. Querido irmão,sou dirigente do círculo de oração. Gostaria de sua ajuda. Posso dar oportunidades(levar uma palavra ou oração em algum favor) na igreja para irmãs que são amasiadas?? Aguardo sua resposta,obrigada. Fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  15. Irmã Elzimaria, a Paz do Senhor Jesus.
    A minha posição pessoal sobre o assunto é sim. Acredito que você pode franquear a oportunidade para uma pessoa amasiada falar do amor de Jesus ou até mesmo orar por outras pessoas. A única coisa que recomendo é você não colocar elas em algum cargo. Mas, franquear oportunidades pode sim. Além disso é importante também a igreja procurar saber porque determinada pessoal não está casada ainda, mesmo vivendo há um bom tempo com seu companheiro ou companheira. Pois, existem muitos casos onde os amasiados não se casaram por falta de recursos financeiros, por estarem impedidos legalmente, por que um dos conjugues ainda não é crente e não quer casar etc. A igreja deve buscar se informar para poder ajudar da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma dúvida!?Tem idade para fazer parte do círculo de. Oração ? Qual é a diferença de culto das irmãs e círculo de oração? Pois achamos que o círculo de oração tem que ser para aquelas irmãs casadas é que é de oração é não para a juventude? Poderia me tirar essa dúvida Obrigado pastor

    ResponderExcluir
  17. Ana Paula, Paz do Senhor Jesus. Não há idade específica para se fazer parte do círculo de oração. Qualquer pessoa, homens, mulheres, solteiros ou crianças podem fazer parte do círculo de oração. Pois, como o próprio nome sugere o círculo de oração tem a função de agregar as mulheres e e outras pessoas para periodicamente estarem orando e intercedendo a Deus. Outra coisa, não se pode confundir círculo de oração com o conjunto do círculo de oração. Enquanto o círculo de oração tem a função de orar e interceder, o conjunto tem a função de apresentar canções de louvores ao Senhor Jesus. Claro que a formação tanto do círculo de oração quanto do conjunto vai depender da estrutura e da visão da igreja. Eu por exemplo conheço igrejas que possuem no círculo de oração e no conjunto homens e jovens que participam. Já existem outras que preferem separar. Mas com certeza não existe nenhuma regra específica.

    ResponderExcluir
  18. Paz do Senhor Pastor,tenho uma dúvida podemos fazer um quebra gelo de da oração com as irmãs do círculo de oração?

    ResponderExcluir
  19. A paz do senhor eu sou dirigente do circulo de oracao eu amo essa obra

    ResponderExcluir
  20. A paz do senhor Pastor, confesso q meu coraçao saltou de alegria quando vi vc falando sobre circulo de oração, pastor sou de Belem do para, mas moro em Lorena SP. Pastor apos passar uma luta muito grande em minha vida, eu iria para igreja Terrorizafa de medo de temendo querendo ajuda pois com medo de não consegui resolver, eu iria par o culto e olhava para o púlpito e queria pedi ajuda, pois tinga uma causa q aos meus olhos era impossivel, um certo dia dia 10 de junho de 2015, meu pastor no fim do culto, ele tocou no meu ombro e me perguntou, irma Rita estar preparada? Eu não entendi e fui para casa, pois eu so pensava no poblema, ao chega em casa. Poucos minuto meu pastor chegou e falou comigo e o meu esposo, e me disse irmã orando a Deus o senhor ne mostrou vc para ser a segunda do circulo de oração, ai pastor fui ao meu quarto indignada, pois eu estava com um poblena mostruoso e o pastor me chama par trabalha no circulo de oraçao, mas lar minha surpresa logo Apos fiz uma viaje, q o poblema era no meu lugar, tudo se rezolvel de uma maneira Surpreendente, hoje continuo junto com uma irmã fazendo a obra, mas as lutas redobrarao, e a gora como faço par continua? Amo o circulo de oração, mas estou sem foca, minha filha separou e ñ quer vouta par a nossa terra. Com 3 crianças.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito dessa mensagem e me emocionei pois fala profundamente com quem ler.

    ResponderExcluir
  22. Paz e Graça
    Sou dirigente do círculo de oração mas me sou muito nova pra dirigir esse trabalha . Tenho 28 anos tem senhoras que tem mas experiência na vida do Eu 😢

    ResponderExcluir
  23. Paz do Senhor minha irmã! Saiba que tudo tem um começo. Quem tem experiência hoje é porque não tinha nenhuma quando começou. 28 anos é uma ótima idade para se começar. Experiência se adquiri com o tempo. O importante é estar sempre à disposição da obra de Deus e fazer tudo aquilo que o Senhor Jesus colocou na suas mãos com amor e dedicação.

    ResponderExcluir
  24. Olá Pastor estou lendo aqui e gostei muito da postagem e dos comentários, me chamo Viviane, tenho 31 anos e o Senhor sempre tem me chamo para trabalhar com as irmãs desde meus vinte e seis anos mais ou menos, confesso que também as vezes me acho muito nova, mais foi Deus quem mechamou e Ele sabe de todas as coisas. Em 2012 passei uma luta terrível a irmã que era 2ª dirigente e a regente (as duas são irmãs biológicas ) se levantaram de uma tal maneira que na época não fui apoiada mesmo estando certa, e nisso me magoei muito e fiquei quase 3 anos com uma ferida no meu coração e confesso que mudei de Igreja para não morrer e deixar de frequentar os cultos pois foi muito difícil o que enfrentei. Voltei pra Igreja depois de quase 3 anos , mesmo estando certa pedi perdão para aquela irmã que tinha tanto me afrontado, pois a maior prejudicada eu sei que era eu por guardar rancor e poder perder minha salvação e depois disso fui liberta e me senti outra . Para minha surpresa final de 2016, fui escolhida pelos obreiros e meu pastor que na epoca nao me apoiou como 1ªDirigente das irmas, senti que Deus me exaltou treemendamente diante de tudo quue passei e que realmente Deus tem um grande propósito em minha vida, para trabalhar com mulheres. Confesso que nao é fácil e que tem pessoas se levantando, da mesma família que tve problemas da outra vez, mais é como o senhor disse pastor, teremos lutas, teremos aflições, e que na verdade minha luta não é contra elas, mais sim contra nosso adversário. Deus abençoe o pastor e a todas as amadas irmãs que Deus tem chamado pra essa obra!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá Pastor estou lendo aqui e gostei muito da postagem e dos comentários, me chamo Viviane, tenho 31 anos e o Senhor sempre tem me chamado para trabalhar com as irmãs desde meus vinte e seis anos mais ou menos, confesso que também as vezes me acho muito nova, mais foi Deus quem mechamou e Ele sabe de todas as coisas. Em 2012 passei uma luta terrível a irmã que era 2ª dirigente e a regente (as duas são irmãs biológicas ) se levantaram de uma tal maneira que na época não fui apoiada mesmo estando certa, e nisso me magoei muito e fiquei quase 3 anos com uma ferida no meu coração e confesso que mudei de Igreja para não morrer e deixar de frequentar os cultos pois foi muito difícil o que enfrentei. Voltei pra Igreja depois de quase 3 anos , mesmo estando certa pedi perdão para aquela irmã que tinha tanto me afrontado, pois a maior prejudicada eu sei que era eu por guardar rancor e poder perder minha salvação e depois disso fui liberta e me senti outra . Para minha surpresa final de 2016, fui escolhida pelos obreiros e meu pastor que na epoca nao me apoiou como 1ªDirigente das irmas, senti que Deus me exaltou treemendamente diante de tudo quue passei e que realmente Deus tem um grande propósito em minha vida, para trabalhar com mulheres. Confesso que nao é fácil e que tem pessoas se levantando, da mesma família que tve problemas da outra vez, mais é como o senhor disse pastor, teremos lutas, teremos aflições, e que na verdade minha luta não é contra elas, mais sim contra nosso adversário. Deus abençoe o pastor e a todas as amadas irmãs que Deus tem chamado pra essa obra!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Viviane, Paz do Senhor! Lindo testemunho. Tenho certeza que sua experiência servirá para ajudar outras irmãos que acessam este blog. Continue nessa caminhada com fé e amor ao Senhor Jesus e sua obra.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite pastor a paz do senhor..
    Pastor poderia me explicar se existe diferença entre um culto de oração e o círculo de oração e pra ser mais exata as reuniões de um círculo de oração tem que serem exclusivas para interceder junto ao nosso senhor..Estou cheia de dúvidas pode me responder tbm se é fato q pra fazer de um círculo de oração tem que ser membros do corpo da igreja"ungidos" ou seja obreiros, diáconos etc..ou sendo apenas crente serva de Deus vivo posso fazer parte?Pode por favor me esclarecer estas dúvidas?

    ResponderExcluir
  28. Gabriela Camila, Paz do Senhor!
    Inicialmente, o Círculo de Oração foi criado com o objetivo de ser um grupo de mulheres que se ajunta para interceder em oração. Agora, existe o Conjunto do Círculo de Oração que é essas mesmas mulheres com a finalidade para louvar o Senhor. Existe também o culto realizado pelas mulheres do círculo de oração em um determinado dia do mês ou semana. E, esse mesmo culto pode receber diversos nomes como culto de oração, culto das irmãs, etc. Eu entendo que qualquer pessoal, seja membro ou congregado pode participar do círculo de oração. Porém, vai depender de cada pastor e igreja, pois não existe uma regra para isso. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  29. A paz do senhor pastor! Por favor me tire uma dúvida por favor? Tenho um dilema na vida. Acho que estou toda errada. Me reuno numa igreja,e o pastor disse que ele é o anjo da igreja e que era pra eu fazer parte do círculo. Mas na realidade eu não me sinto a vontade. Sinto Deus me cobrando,até pq não sou casada,não sou batizada. Não sou nada! Absolutamente nada! Isso me deixa muito sentida mesmo. E pra piorar a esposa do pastor, que é dirigente, não é nada humilde. E se alguma das irmãs diz que sairá do círculo ou da igreja,ela diz pra ir se entender com ele. Penso que não deveriam tratar as pessoas assim. A impressão que tenho é que tanto faz se ficar ou sair. Tô muito triste. Ele quer que eu faça parte se vivo amasiada, sem casar. Me responda amado, por favor. O que faço?

    ResponderExcluir
  30. A paz do senhor pastor! Por favor me tire uma dúvida por favor? Tenho um dilema na vida. Acho que estou toda errada. Me reuno numa igreja,e o pastor disse que ele é o anjo da igreja e que era pra eu fazer parte do círculo. Mas na realidade eu não me sinto a vontade. Sinto Deus me cobrando,até pq não sou casada,não sou batizada. Não sou nada! Absolutamente nada! Isso me deixa muito sentida mesmo. E pra piorar a esposa do pastor, que é dirigente, não é nada humilde. E se alguma das irmãs diz que sairá do círculo ou da igreja,ela diz pra ir se entender com ele. Penso que não deveriam tratar as pessoas assim. A impressão que tenho é que tanto faz se ficar ou sair. Tô muito triste. Ele quer que eu faça parte se vivo amasiada, sem casar. Me responda amado, por favor. O que faço?

    ResponderExcluir
  31. sou dirigente do Circulo de Oração da minha igreja há pouco tempo, e a dúvida que tenho é que se a liturgia desse trabalho continua a mesma tendo relatório e chamada em cada encontro pois a nossa congregação é nova e me acho desenformada do assunto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro internauta, fique à vontade para expressar suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Deus te abençoe!

Postagens mais visitadas deste blog

Fundo Musical em Pregações? Conheçam o perigo desse modismo.

Tragédia familiar: separação da cantora Lauriete