No ano passado foi publicado em meu blog um post alertando a igreja sobre o uso indiscriminado e equivocado de fundos musicais durante a pregação da Palavra de Deus. O texto intitulado Fundo Musicais em Pregações? Conheçam o Perigo desse Modismo (Leia aqui), revelou que muitos pregadores têm levado musicas da Nova Era para dentro de nossas igrejas, como é o caso da conhecidíssima canção "Adagio In C Minor" de Yanni Chrysomallis (Escute aqui) que é largamente tocada nos congressos de Camboriú-SC e executada como fundo musical por diversos pregadores pelo país.

Como era de se esperar, surgiram vários comentários de internautas, dentre eles muitos obreiros e pregadores, que se manifestaram calorosamente contra e também a favor do uso de um fundo musical no momento das preleções. Todavia, deixei bastante claro a todos que, independente de qualquer coisa, essa prática é um artifício puramente humano, e tem como objetivo apelar para as emoções e sentimentalismos das pessoas.

Assim, com o objetivo de aclarar o entendimento de outras pessoas sobre essa nociva prática que está em voga atualmente nos arraiás evangélicos, irei postar, um de cada vez, os comentários deixado por leitores sobre este assunto juntamente com minhas respostas a todos eles (recomendo que após a leitura desta leia também a postagem original aqui). Boa leitura!


COMENTÁRIO 1

SV disse:

Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu. 2 Reis 3.15

Não há nada de errado se usar um fundo musical para que o Espírito do Senhor flua... Não acredito que seja apenas modismo... Eliseu usou este recurso há muitos anos atrás... Quanto ao fundo musical usado nos gideões também não acredito que seja errado pelo fato deste homem ainda não ser um cristão... Afinal, o Senhor não usou Nabucodonosor para os seus objetivos; não usou Mel Gibson para fazer um filme? Deus usa quem ele quer usar... e sobre fundo musical também não tem nenhuma palavra que diz algo contra a vontade do Senhor Jesus. A Bíblia também fala que o Senhor usou uma viúva de Serepta, uma gentia para abençoar Elias por não encontra no reino de Israel alguém que estivesse com o coração aberto... Alias a turma até quiseram lançar ele no precipício por causa disso... Além do mais Deus não iria se manifestar de tão grande forma como se manifesta no gideões se o fundo musical estivesse entristecendo o Espírito Santo de Deus que é estremamente sensível... E, a unção que vem das pregações do gideões é inquestionável por toda pessoa que tem o Espírito Santo de Deus...Vamos orar por esse músico para que ele se converta já que muito dos músicos evangélicos estão pensando somente em ganhar dinheiro cantando músicas que mais parecem marchinha de carnaval...
É somente a minha opinião, uma opinião diferente...não vão me crucificar por causa disso.
Um abraço a todos os irmão. Fiquem na paz do Senhor

MINHA RESPOSTA

Gleison Elias Pereira disse...

SV, a Paz do Senhor!

Fique tranquila que ninguém vai te crucificar aqui! Seja sempre bem vinda aqui para expor suas opiniões. Parabéns por sua coragem em expor suas idéias. O diálogo é uma excelente ferramenta de aprendizado.

Quanto ao referido assunto, com todo respeito, seu pensamento em relação ao mesmo está equivocado. O versículo que você tomou isoladamente não justifica a prática de se usar fundo musical durante a pregação da Palavra de Deus.

2 Reis 3.15 refere-se especificamente a um caso onde reis foram consultar o profeta Eliseu que após ouvir a melodia daquele instrumento recebeu a revelação da Palavra de Deus a fim de transmiti-la àqueles reis. Não existe neste versículo ou em todo capítulo uma só palavra apoiando essa prática tão em moda nos dias de hoje.

Aliás, após aquele instrumento ser tocado, o único que foi cheio do Espírito foi Eliseu, e isso para receber a revelação de Deus porque era profeta. Hoje em dia é totalmente diferente, pois os pregadores usam deste recurso para lograrem êxito em suas preleções. Fazem isso tentando colocar "fogo na igreja". Isso é pura imaturidade e falta de preparo espiritual.

Porque esses pregadores não seguem o exemplo do apóstolo Pedro em Atos 10.44? Esse texto diz que Pedro apenas pregava o Evangelho, sem fundo musical ou qualquer outro modismo, quando derrepente, o Espírito encheu Cornélio e todos que estavam em sua casa. "E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra (Atos 10.44)".

Outra coisa, o Espírito Santo não depende de melodias, instrumentos ou fundos musicais para poder se manifestar ou operar no meio da igreja. Para ser cheio o crente precisa é de Palavra e muita oração. "E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus (Atos 4.31)".

Quanto ao tipo de músicas que nós devemos ouvir ou cantar, a Bíblia recomenda que seja apenas as espirituais: "...salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração (Colossenses 3.16)". Assim, musicas mundanas ou pagãs em nossos cultos é profanação. Portanto, é pecado sim!

Outra coisa,
Deus usou Nabucodonosor como um instrumento apenas para cumprir Seu soberano propósito para com o seu povo de Israel e para mostrar a este rei que só Deus é o SENHOR de toda a terra. Apenas Isso não garantia salvação ao rei Nabucodonosor, pois ele era pagão e deveria primeiramente se arrepender dos seus pecados e adorar somente a Deus para ser salvo.

Já o Mel Gibson, ele é católico apostólico romano e idólatra. Até onde sei esse filme não produziu avivamento em lugar nenhum. Não ouvi falar de pessoas em massa que saíram dos cinemas profundamente arrependidos e desejosos de aceitarem ao Senhor Jesus como Salvador após assistirem o filme. Se você percebeu nesse filme, Mel Gibson deu um destaque a mais na pessoa de Maria, dando assim uma perigosa abertura a mariolatria.

Eu tenho um profundo respeito aos projetos de missões dos GMUH. Já não posso falar a mesma coisa a respeito do congresso "missionário". Você vai concordar comigo que tem muito show e estrelismo naquele congresso. Não vou dizer de todas, mas não existe "unção" em algumas pregações que saem dali, existe sim muito movimento.

SV, espero ter contribuído com as minhas palavras. Que Deus te abençoe!

Um abraço e volte sempre!



Gleison Elias Pereira